Com bolsonaristas, MDB caminha para o centro-direita; Em São Luís, tendência é Braide

Nos últimos dias, o MDB de vários estados recebeu, em seus quadros, vários prefeitos e outros simpatizantes do bolsonarismo. Em São Luís, o partido tende a apoiar a reeleição do atual prefeito de São Luís, Edurado Braide (PSD), direitista, porém não assumido oficialmente em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas evidencia isso em gestos.

Esse troca-troca partidário é natural a seis meses da eleição. Porém, o fato de os prefeitos escolherem o MDB indica para os atentos líderes partidários e alguns petistas que o partido, presidido por Baleia Rossi, continuará como um estuário fértil para o futuro. Seja para concorrer com um nome próprio — se houver um que tenha viabilidade — ou apoiar qualquer governo, à esquerda ou à direita.

Vale lembrar: nesse período de incerteza sobre 2026, há dentro do PT quem esteja de olho em todas as ações do MDB, legenda na qual os petistas “confiam desconfiando”. O receio é de que, lá na frente, se Lula não recuperar popularidade, o MDB surja como uma opção da centro-direita a ponto de ameaçar o partido do atual presidente da República. Por enquanto, ninguém reclama, mas isso já está na cabeça de muitos petistas.

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *