PROTESTOS – Deputados elaboram pauta para Roseana cumprir

Oposição concedeu entrevista coletiva
Em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (27), os deputados estaduais Rubens Pereira Jr. (PCdoB), Othelino Neto (PPS) e Bira do Pindaré (PT) foram os representantes de um grupo de parlamentares da oposição, na apresentação de documento contendo “Propostas ao Povo Maranhense”, a ser entregue ao Governo do Estado, por conta das mobilizações populares que acontecem no país e no Maranhão. Também são signatários do documento os deputados Marcelo Tavares (PSB), Eliziane Gama (PPS), Carlos Amorim (PDT) e Cleide Coutinho (PSB).
Na entrevista, os parlamentares esclareceram que o grupo não falava em nome dos movimentos populares, mas com a finalidade de propor ao Governo do Estado ações que retirem a administração da imobilização e adote medidas de combate à corrupção. Todos criticaram a governadora Roseana Sarney (PMDB), que estaria se omitindo de receber representantes dos movimentos e sem tomar medidas que possam melhorar a situação sócio-econômica do Estado.
No documento defendem, por exemplo, que haja redução do ICMS de todos os itens que compõem a tarifa do transporte coletivo municipal e intermunicipal; suspensão de convênios fantasmas e auditoria em todos os convênios celebrados com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); extinção do Conselho de Gestão de Políticas Públicas (Congep), ou que os conselheiros não recebam remuneração; implantação da “Ficha Limpa” na esfera estadual; e a realização de concurso para saúde e educação.
Outros pedidos destacados foram o fim dos gastos exagerados com propaganda; isenção de ICMS para os produtos da cesta básica; funcionamento imediato dos72 hospitais prometidos em 2010 e do Hospital PAM Diamante, em São Luís; dobrar o número de vagas de convocados no concurso da PM, de duas mil para quatro; e transparência na aplicação do dinheiro dos empréstimos feitos pelo BNDES, com a constituição de Comitê Gestor, para analisar os projetos.
Cada deputado presente à entrevista fez uma avaliação extremamente positiva do movimento popular e cobraram que o governo precisa ouvir as vozes das ruas. Rubens Pereira Jr., por exemplo, destacou que governadora deveria fazer como fez a presidem Dilma, chamando os segmentos para ouvir as reivindicações de cada um.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.