Após aumento de casos e mortes por Covid-19, MS alerta para cuidados com a doença; São Luís reforça vacinação

Após aumento de casos confirmados e a mortes por Covid-19, o Ministério da Saúde vem alertando a população para reforçar os cuidados com a doença, como manter a vacinação em dia. Com a detecção de novas variantes da doença circulando o Brasil, o MS recomendou uma nova dose da vacina bivalente para idosos acima dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos de idade.

Em São Luís, o município já está aplicando a dose de reforço da vacina bivalente contra Covid-19 também em pessoas jovens. A 2ª dose de reforço da vacina bivalente está disponível para pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos (as pessoas com baixa imunidade são chamadas de imunossuprimidas ou imunocomprometidas e o grupo considera, por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado) e pessoas com 18 anos ou mais.

O aumento no número de casos de covid-19 em várias cidades brasileiras voltou a preocupar parte da população, profissionais de saúde e autoridades. Alguns municípios, inclusive, voltaram a adotar medidas sanitárias mais restritivas, como o uso de máscaras.

O motivo da alta, segundo monitoramento genômico da pasta, é a circulação da subvariante da ômicron, a XBB.1.5.

Informações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, dão conta que a variante XBB.1.5 foi detectada pela primeira vez no mundo em janeiro de 2022 e que ela se espalhou rapidamente — em junho deste ano.

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *