Governo Lula volta atrás e mantém Galdino no Ministério da Justiça

Vinte e quatro horas após ser exonerado, o número 3 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Diego Galdino de Araújo, retorna ao cargo de secretário-adjunto da Secretaria-Executiva de Ricardo Cappelli. Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, tornou sem efeito a exoneração de Galdino de Araújo — ou seja, cancelou a demissão do secretário.

A mudança feita nessa quinta-feira (11) na secretaria-adjunta do Ministério da Justiça ocorreu em meio às especulações sobre um possível pedido de demissão de Ricardo Cappelli, que deve deixar o ministério em fevereiro com a conclusão da transição do comando de Flávio Dino para Ricardo Lewandowski. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) para o lugar de Dino, que, em 22 de fevereiro, tomará posse na Corte, onde herdará a cadeira da ex-ministra Rosa Weber, aposentada em setembro.

A expectativa é que Cappelli saísse da Justiça após a confirmação do nome de Lewandowski. Entretanto, ele se reuniu com o ainda ministro Flávio Dino e, após o encontro, indicou que permanecerá, pelo menos, durante a transição. “Não pedi demissão. Vou sair de férias com a minha família e voltar para colaborar com a transição no Ministério da Justiça e Segurança Pública”, escreveu em uma rede social.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *