Lahesio Bonfim diz que o caminho é combater a corrupção

O candidato ao governo do Maranhão pelo PSC, Lahesio Bonfim, concedeu entrevista, nesta terça-feira (9), a uma emissora local, onde apresentou propostas para as áreas educativa, esportiva, econômica e social. Ele respondeu questões sobre esporte, infraestrutura, saneamento básico, saúde e cultura. Frisou ainda que sua prioridade é gerar emprego e combater a corrupção. “Se você combate a corrupção, você consegue realizar tudo”, afirmou.

No esporte, defendeu que todo governante deve incentivar a atividade. “Sou um desportista. Jogava vôlei, participava do futebol. O esporte faz bem à saúde, afasta jovens das drogas e estimula para a vida. Esporte também é futuro e devemos pensar em leis de incentivos fiscais para todas as modalidades esportivas. E é isso que vamos fazer, garantir o acesso ao esporte para todas as modalidades”, garantiu o candidato.

Ele também ressaltou que vai implementar projetos de governo com gestores que possam ver a importância do esporte e investir na recuperação e construção de espaços públicos para as diversas práticas. “Nós temos atletas que se destacam fora do estado e até do país, que geram visibilidade para o nosso Maranhão e o esporte gera recurso também. Então, vamos sim investir nas modalidades, mas também, nos espaços para que para que talentos possam despontar, a exemplo da jovem Raíssa Leal. Ela treinava em escadarias porque não tinha um espaço adequado e hoje, é um orgulho deste esporte do Maranhão e no país”, exemplificou.

Pontuou ainda ações para aliar o esporte à educação, dizendo que irá ampliar as escolas de educação em tempo integral e com opção da prática de esportes diversos.

Na infraestrutura, disse que é preciso investir nas cidades e nos bairros, nas pequenas comunidades e em acessos à população. “Há dinheiro, mas falta vontade política. O que vemos é a colocação de asfalto nas ruas como um programa de governo, sempre com viés político e um trabalho que todo ano gera reclamação das pessoas”, avaliou Lahesio Bonfim.

Ressaltou ainda o problema da malha viária do estado. “O Maranhão tem a pior malha viária do Brasil. Nós, com responsabilidade, vamos conveniar com as prefeituras, investir em paralelepípedo que são muito mais duradouros, colocar asfalto e contribuir com os prefeitos para a construção de praças, colocação de asfalto nas ruas que precisam. Precisamos dar um norte, trazer um projeto de futuro para esse estado conseguindo projetos e conversando com as prefeituras. E combater a corrupção. Se você combate a corrupção, você consegue realizar tudo”, afirmou.

O seu plano de governo inclui a implantação de aeroportos que, em sua gestão, terão a administração compactuada com a iniciativa privada. “Serão quantos aeroportos o Maranhão precisar. O Maranhão tem que pensar grande, pensar em avançar mais e em crescer. Sair dessa situação de submisso. O Maranhão é grande, é desenvolvimento, é rico”, enfatizou.

Citando sua gestão à frente da prefeitura de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim disse ter sido o gestor municipal “que mais asfaltou ruas, que mais construiu praças e habitações, que mais fez salas de aula em todo o estado, proporcionalmente falando e usando recursos próprios”. Disse ainda que “o segredo foi combater a corrupção” e ressaltou que ao professor do município garantiu 14 salários e no seu último ano de governo, 17 salários. “Isso foi possível por ter sobrado dinheiro e sobrou dinheiro por termos combatido a corrupção e administrar bem o dinheiro público”, destacou.

Respondendo ao questionamento sobre ações de saneamento básico, ele que é médico, pontuou ser esta uma área importante e na qual irá investir, “pois, investir em saneamento básico é investir em saúde, evitar lotação de hospitais e economizar recursos públicos”.

Na saúde, destacou ter observado uma queda nas ações para esta área e que, em uma futura gestão pretende começar pela meritocracia. “Meu secretário de saúde será um profissional da área, que entenda de saúde para não brincarmos com a vida. E também, buscarmos recursos que possam atender a demanda da educação, que hoje não existe”, frisou. Disse ainda que pretende descentralizar a saúde, levando mais unidades para os municípios.

E concluiu respondendo sobre propostas para a cultura. “É importante pensar em todas as manifestações e unir esse segmento ao turismo. Vamos investir nas manifestações culturais populares e outras e pensarmos também em aliar isso ao turismo, com uma boa infraestrutura que atenda ao turista e a população que vive na localidade, na gastronomia, nos negócios para este setor e contemplar todas as regiões com a cultura de sua comunidade”, frisou.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *