Após mais um caso de ataque às escolas, Flávio Dino diz que internet dissemina apologia à violência

Ao comentar novo ataque violento a uma escola do Paraná, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, citou que há uma “apologia à violência” sendo difundida no Brasil de forma inaceitável. A ocorrência foi na cidade de Cambé, no norte do Paraná, nesta segunda-feira (19), deixando uma jovem morta e outro em estado crítico de saúde.

Segundo o ministro, há em “larga escala” no Brasil essa “apologia à violência que está hoje na palma da mão da nossa juventude pelos smartphones, pelos tablets e pela proliferação irresponsável de mensagem de violência e ódio na internet, derrubando às vezes os esforços das famílias”.
A fala de Dino foi feita em meio ao esforço do governo federal de tentar regulamentar as plataformas digitais, com a mudança de políticas, com o argumento de conter a rede de ódio espalhada por meio de redes sociais. Na visão dele, essa questão é a “mais fundamental” do país atualmente.
“E há quem não queira ver, sempre procurando individualizar um problema que é sistêmico, que é social, quando se implanta o vale tudo, a lei do mais forte, e se abole os laços interpessoais de sociedade, de respeito, de amor, de fraternidade, que fundam uma sociedade saudável”, frisou.

“Infelizmente, nós vimos a violência mais uma vez se manifestando no local que é mais sagrado para crianças e jovens no nosso país, para famílias, que é uma escola. […] Para quem tem coração dedicado a uma causa, como nós temos, é claro que isso é uma notícia muito triste. Muito, muito triste. Eu quero em nome do nosso governo, do presidente Lula e de todo o governo federal, mais uma vez manifestar solidariedade às famílias.
“Quando um jovem perde a vida, na verdade toda a juventude perdeu um pedaço da sua vida. Eu sou pai, e por isso sei bem da intranquilidade que aflige as famílias na medida em que, de modo inaceitável, essa modalidade de violência se implantou no Brasil. E serve de reflexão quanto aos traços culturais da violência. Nós vemos sociedades em que a violência é alvo de apologia, e as vítimas aí estão. As estatísticas de ataques às escolas nos Estados Unidos mostram que esse não é um exemplo para o nosso país”, completou.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *