Voçorocas- El Niño pode ajudar cidade do Maranhão engolida por crateras

O fenômeno  El Niño  pode ajudar cidades do estado do Maranhão que estão sendo engolidas por grandes buracos, como Buriticupu. O portal Giz Brasil detalha, em  reportagem, esse  “lado bom” deste considerado vilão.

O fenômeno climático tende a reduzir as chuvas na Amazônia e no nordeste brasileiro. Mas colocou o mundo em alerta em 2023 ao manifestar temperaturas oceânicas mais altas.

 

Como as chuvas aumentam a erosão do solo e ampliam ainda mais as fendas conhecidas como voçorocas, termo do tupi-guarani para “terra rasgada”, a escassez pode estagnar a abertura de mais buracos – mas está longe de ser a solução do problema maranhense.

Existem voçorocas em vários locais do Brasil e do mundo, mas a situação do Maranhão chama a atenção. Pelo menos seis cidades estão afetadas por rasgos no solo causados pela erosão intensa. A mais prejudicada, porém, é Buriticupu, de 73 mil habitantes.

Localizada no oeste maranhense, a cidade é relativamente nova. Começou como um assentamento para trabalhadores rurais na década de 1960, numa região alta e plana. Se consolidou a partir de 1970 e, depois que virou município, em 1994, teve um crescimento exponencial.
A concentração na área alta e plana, porém, logo ficou pequena para os novos habitantes. Por causa disso, muitos foram morar nas encostas do vale do Rio Buriticupu, que é onde estão as maiores fendas.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *