Blog analisa planos de governo dos candidatos a prefeito de São Luís

O plano de governo, documento eleitoral apresentado pelos candidatos a prefeito, nunca foi tão importante como será nas Eleições Municipais deste ano.

Com a data das votações para novembro, devido à pandemia, o documento se tornou uma ferramenta essencial para que os eleitos estejam mais preparados a assumirem os governos municipais em 2021. O plano de governo já não deve ser apenas uma carta de intenções. Os eleitores devem ficar atentos a diversos aspectos, dentre eles quanto aos problemas identificados e quais soluções os candidatos esperam implementar se eleitos.

O Blog analisou os planos de governo dos 10 candidatos a prefeito de São Luís e constatou que todos defenderam projetos para a classe de guardas municipais. Separamos alguns pontos principais de cada plano de governo, buscando destacar as propostas mais diferentes de cada um dos candidatos. Confira!

Bira do Pindaré (PSB)
Em seu plano de governo nomeado de “São Luís mais humana, bela e justa”, Bira do Pindaré estabelece 40 compromissos em algumas áreas como saúde, educação, trabalho, renda, mobilidade urbana, cultura, esporte, direitos humanos e diversidade.

O candidato defende uma gestão democrática, transparente, moderna e pretende combater as desigualdades, além de consolidar a participação popular como método de governo. Além da ampliação de consultas diárias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Bira também defende a implantação de um projeto de renda mínima municipal, a expansão da oferta de educação integral na rede municipal de ensino e a erradicação do analfabetismo em São Luís.

Duarte Júnior (Republicanos)
Em seu plano de governo, Duarte Júnior defende que São Luís merece mais atitude, foco, objetivo, estratégia, tática e execução.


Duarte divide suas propostas para o município em 10 áreas, chamadas de ‘bandeiras’, tais como saúde, geração de emprego, renda, educação, esporte e lazer, transporte, mobilidade urbana, cultura e turismo, entre elas a criação de uma Força Municipal de Saúde e serviços de atendimento para pacientes na pós-Covid-19, a expansão de faixas exclusivas de ônibus e a criação de um programa de garantia de renda mínima às pessoas em situação de extrema pobreza.

Duarte defende ainda a criação de um núcleo de coordenação e monitoramento das metas da Prefeitura de São Luís e um Hospital Público Veterinário.

Eduardo Braide (Podemos)
Em seu plano de governo, Eduardo Braide afirma que pretende transformar São Luís, caso seja eleito, em uma cidade humana, participativa, inteligente e sustentável. Suas propostas foram pontuadas em 19 eixos de trabalho em áreas como saúde, educação, cultura e turismo, mobilidade urbana, proteção animal, geração de emprego, renda e transporte público.

Entre suas propostas, está a criação de um Centro de Referência em Saúde, a construção de creches em tempo integral, a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social na capital. O candidato também defende a patrulha em terminais de integração e propõe a criação de um Parque Tecnológico de São Luís, com foco no investimento e incentivo ao desenvolvimento de softwares, aplicativos, startups, oportunizando a geração de emprego, renda, além de trazer soluções criativas e inovadores ao município.

Franklin Douglas (PSOL)
Em seu plano de governo, Franklin Douglas propõe a implantação de videomonitoramento sob gestão da Guarda Municipal em articulação com as forças estaduais em terminais, em ônibus e nas principais vias, a fim de prevenir assaltos. O candidato também pretende, caso seja eleito, garantir um sistema de iluminação pública, em especial nos pontos de maior incidência de assaltos e violência. Ele também pretende convocar a Conferência Municipal de Segurança Cidadã para definir o Plano Municipal de Segurança, com a constituição de Conselhos comunitários de segurança nos bairros, em parceria com Guarda Municipal e órgãos de segurança do Estado.

Hertz Dias (PSTU)
Em seu plano de governo, Hertz Dias pretende cobrar dos governos federal e estadual as obras de manutenção e iluminação nas vias de suas responsabilidades que sejam necessárias à segurança da população.

Jeisael Marx (Rede)
Jeisael Marx propõe, em seu plano de governo, a ampliação e estrutura da Guarda Municipal, bem como a implementação de equipes na segurança de prédios públicos, ampliação de ações integradas da Guarda Municipal com as demais secretarias de forma preventiva e a realização de uma parceria com a Polícia Militar para atuação em conjunto nas ações de segurança pública.

Neto Evangelista (DEM)
Caso seja eleito, Neto Evangelista pretende implementar o ‘Pacto pela Vida’, um programa de prevenção, que articula ações das secretarias de educação, saúde e assistência social em benefício das crianças e jovens. O candidato também pretende fortalecer a Guarda Municipal, com ações em conjunto com a Polícia Militar.

Rubens Pereira Jr. (PCdoB)
Em seu plano de governo, Rubens Pereira Jr. pretende implantar o programa ‘São Luís Mais Segura’, fortalecendo as políticas integradas entre os órgãos de segurança para prevenir crimes em espaços públicos, ampliar o videomonitoramento em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) e implementar o programa ‘Cidade Luz’ para promover iluminação por LED em zonas com maiores índices de violência. Ele também pretende fortalecer a Guarda Municipal, transformando-a em Guarda Civil Metropolitana.

Silvio Antônio (PRTB)
Em seu plano de governo, Silvio Antônio pretende realizar concurso público na área de segurança para aumentar o efetivo de policiais, fazer investimentos na categoria para garantir o bom funcionamento, potencializar sua frota com veículos de boa qualidade, melhorar e preservar sua infraestrutura física. Além disso, o candidato pretende investir e promover o contínuo treinamento e capacitação da Guarda Municipal e a reforma dos quartéis.

Yglésio Moyses (PROS)
Em seu plano de governo, Yglésio Moyses pretende ampliar e modernizar a guarda municipal, reduzir o número de homicídios em São Luís, implementar políticas públicas direcionadas à juventude, combater a violência contra grupos vulneráveis e promover a cultura da paz nas escolas.

1 pensou em “Blog analisa planos de governo dos candidatos a prefeito de São Luís

  1. Enganação PURA E TOTAL. O eleito NÃO VAI FAZER NADA do que prometeu. E como sempre perderá a cidade de São Luis e sua população que ainda acredita em promessas vazias dos velhos CANALHAS…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *