Esquentou! Carlos Lula e Flávio Costa concorrem à vaga aberta por Washington Oliveira no TCE

 

O advogado Flávio Costa e o deputado estadual Carlos Lula (PSB) são os primeiros candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), aberta com a aposentadoria do ex-conselheiro Washington Oliveira. E o clima da disputa esquentou logo nesta terça-feira (27).

Pela tribuna, Carlos Lula apresentou a intenção após ter conhecimento da oficialização do nome do primeiro que, de cara, já conta com o apoio da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e do governador Carlos Brandão (PSB) para o posto que a Casa deve indicar.

Flávio Costa concorreu a uma vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional, mas não obteve êxito em um processo bastante complexo que segue no Tribunal de Justiça do Maranhão, desistiu e decidiu virar o foco para a vaga de conselheiro aberta por Washington Oliveira que antecipou a aposentadoria, prevista para o final do ano.

Fora do TCE, Washington Oliveira deverá assumir, em breve, a Secretaria de Representação no Distrito Federal (Seridif), vaga aberta pelo deputado estadual Othelino Neto (PCdoB). Nos bastidores, circula a informação de que ele disputará uma vaga de deputado federal em 2026.

Esquentou

O debate sobre a vaga aberta no TCE esquentou durante a sessão plenária desta terça-feira (27).  Carlos Lula (PSB) apresentou requerimento à Mesa Diretora questionando a legitimidade da candidatura de Flávio Costa, uma vez que, segundo ele, é prerrogativa da Assembleia a indicação desta vez.

“Eu coloco minha candidatura para que a gente possa fazer um bom debate, para que a sabatina seja produtiva, para que a gente possa qualificar o processo de escolha. Trata-se de salvaguardar uma prerrogativa do Legislativo maranhense. Não podemos retroceder uma conquista tão cara desde 1988 e minha candidatura cumpre esse propósito. Eu quero aqui dar mais uma opção para o parlamento, mais uma opção aos 42 deputados”, anunciou Carlos Lula.

Iracema vale, que já declarou voto a Flávio Costa, pronunciou-se após Carlos Lula e disse que o referido requerimento será analisado pela Mesa Diretora da Casa. “Sobre o requerimento à Mesa, vamos analisar.  Só me surpreendeu suscitar esse problema agora, nesse exato momento em que Vossa Excelência manifesta o seu interesse, mas nós vamos analisar e cabe a mim, como presidente, ver qual conduta a Casa vai tomar. Faremos o que a nossa assessoria jurídica nos apontar”, retrucou.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *