Paulinho da Força lança pernambucana Marília Arraes à presidência da República durante ato em São Luís

Durante ato político em São Luís, o vice-presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, fez um convite formal a uma das mais expressivas vozes da política pernambucana, a ex-deputada federal Marília Arraes, para que aceite disputar a presidência da República nas próximas eleições. Ela é hoje a principal opositora ao governo de Raquel Lyra com quem disputou o governo de Pernambuco, em 2022, cravando marca de mais de 2 milhões de votos  no segundo turno.

O convite a Marília Arraes, que faz parte da direção nacional do Solidariedade, foi feito durante ato político do partido que filiou o deputado estadual Othelino Neto e lançou também a pré-candidatura da prudente estadual da sigla, Flávia Alves, à Prefeitura de São Luís, no sábado (04), no Rio Poty Hotel. O deputado federal disse que está convencendo a liderança pernambucana a aceitar o desafio, para percorrer o Brasil com o projeto político.

Marília Arraes  é neta do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005). Já foi filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e concorreu também à prefeitura da cidade do Recife em 2020. Em 2022, filiou-se ao Solidariedade e anunciou sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco.

Há décadas, o clã Arraes entrou pela primeira vez dividido na disputa das eleições. João Henrique Campos venceu as eleições, no segundo turno, com 56% dos votos válidos tornando-se o prefeito mais jovem da história do Recife.

Em 2022, depois de seis anos, Marília Arraes se desfiliou do PT e se filiou ao Solidariedade. Anunciou sua pré-candidatura ao governo de Pernambuco e assumiu também a presidência estadual do partido.

Marília Arraes iniciou sua carreira política no PSB, em 2005, partido para o qual Miguel Arraes migrou em 1990. Entre 2007 e 2008 foi Secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco no governo de Eduardo Campos (PSB).

Ainda em 2008, Marília foi eleita vereadora do Recife. Entre 2009 e 2010, ela atuou como presidente da Comissão de Políticas Públicas da Juventude. Em 2011 presidiu a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal.
Em 2012, Marília foi reeleita para a Câmara Municipal. Logo após as eleições, foi nomeada para a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional na gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB).

Em 2018, Marília foi convidada pela militância do PT para disputar a pré-candidatura ao governo do estado de Pernambuco.
Porém, viu sua candidatura ser retirada pela cúpula do partido, que decidiu ficar fora da disputa em troca do apoio ao PSB à reeleição de Fernando Pimentel, em Minas Gerais, e à candidatura presidencial de Fernando Haddad.

Em 2018, apoiada pela mesma militância, Marília concorreu a uma vaga na Câmara Federal, vencendo a disputa com uma expressiva votação de 193.108 mil votos, para o exercício de 2019 a 2023.

 

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *