Pesquisa aponta “maiores problemas” da gestão Braide; desaprovação já chega a 40,4%; prefeito lidera disputa até agora

O Instituto Epo Estratégia divulgou pesquisa de opinião,  neste domingo (18), sobre a sucessão em São Luís, avaliação municipal e questões políticas. A amostragem traz,  entre os itens consultados, os que seriam “os maiores problemas” da gestão Eduardo Braide (PSD) que lidera a corrida com 29, 6%, segundo esta empresa. Infraestrutura,  saúde,  saneamento e transporte público seriam os “calcanhares”  do prefeito da capital.

Segundo os números, infraestrutura lidera a lista de problemas da gestão Braide com 19%. Saúde vem logo em seguida com 17,8%; saneamento básico,  com 14,3%; transporte público,  com 10,6%. Segurança viria em quinto com 9,8%, etc.

Aprovação e desaprovação 

De acordo com a Epo, o prefeito Eduardo Braide (PSD) teria aprovação hoje, em São Luís, de 53,1%. No entanto, segundo o instituto, 40,4% do eleitorado ouvido na pesquisa desaprova a atual gestão municipal,  um índice que chama atenção por ser alto.

A pesquisa mostra que, na espontânea,  48,5%, ou seja, a metade do eleitorado ouvido não sabe quem são os pré-candidatos a prefeito e não souberam responder.  Ou seja, evidencia que o eleitorado em massa ainda não se interessa pelo assunto, faltando mais de um ano para as eleições municipais.

Maior liderança 

Outra curiosidade é que a pesquisa lista os dez políticos que teriam maior liderança em São Luís.  O ministro da Justiça e Segurança Pública,  Flávio Dino (PSB), e o governador Carlos Brandão (PSB) lideram nessa ordem esta relação,  o que pode ser um reflexo também de 2026, para os que apostam que eles estarão em palanques diferentes, além de parâmetro,  claro, para a influência de apoio nas eleições municipais de 2024.

Estimulada

Na estimulada, aparecem Eduardo Braide com 29,6% das intenções de votos,  seguido pelo deputado Duarte Júnior (PSB) com 18,6%; ex-prefeito Edivaldo Jr, com 14,7%; deputado Neto Evangelista (União), com 8,2%; deputado Wellington do Curso, com 5,3%; deputado Yglésio (PSB),  com 2,7%; deputado Carlos Lula (PSB), com 2,5%, empatado com o vereador Paulo Victor (PCdoB), também com 2,5%. Segundo o instituto,  7,7% se declararam brancos ou nulos e 8,1% não souberam ou não responderam.

A pesquisa

A pesquisa quantitativa foi realizada na cidade de São Luís-MA, entre os dias 13, 14 e 15 de junho de 2023, com o objetivo de levantar a opinião dos entrevistados sobre as questões políticas e administrativas.
Foram consultados 1.020 eleitores (acima de 16 anos), por meio de entrevistas pessoais domiciliares e em pontos de fluxo, com aplicação de questionários estruturados e padronizados via dispositivos móveis. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3.1%.

Fiscalização em 100% dos questionários aplicados, através do rastreio via GPS e 20% por coordenadores no campo.
Para definição da amostra, foram controladas as seguintes cotas: Sexo, Idade e Instrução. Para as cotas Renda per capita e Religião, o fator previsto para ponderação são os resultados obtidos em campo.

Devido às regras de arredondamento, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101% de acordo com as normas da ABNT/NBR 5891/2014.
O eleitorado coberto pela amostra é de 749.873 eleitores. Fonte: TSE e TRE 2022 / IBGE 2010 / PNAD 2015
ESTATÍSTICO RESPONSÁVEL: Hildete Alves da Costa. CONRE da 5a REGIÃO, sob No 8532. INSCRIÇÃO ESTRATÉGIA PESQUISAS DE OPINIÃO: 5a REGIÃO, sob No J 8618.
CEO: Natália Carvalho
DIREÇÃO: José Brito, graduado em Direito, Ciências Sociais e Pós em Ciências Políticas – (em andamento).

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *