Suspensão de transporte de insumos pode dificultar tratamento de câncer no Maranhão

A suspensão do transporte aéreo de insumos necessários para um tipo de exame essencial, no tratamento do câncer e de outras doenças, levou uma empresa do Maranhão a recorrer na Justiça para que o serviço seja mantido pela companhia de aviação Latam.

O problema é que, desde março deste ano, a Latam interrompeu a prestação do serviço. Na capital, um hospital, que também faz atendimento pelo Sistema Único de Saúde, realiza esse tipo de exame.

Já em Imperatriz, um hospital oferece o serviço para toda a região. O exame é essencial para acompanhar o quadro dos pacientes com câncer e a falta do serviço impacta, de forma negativa, na luta pela cura da doença.

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) informou que vai convocar uma reunião com empresas e companhias aéreas para que uma solução seja encontrada. O parlamentar afirmou que esse material é de extrema importância e não é produzido no Maranhão. Adriano vai solicitar, por meio da Assembleia Legislativa do Maranhão, uma reunião com os representantes das companhias aéreas, Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, Ministério da Infraestrutura, Defensoria Pública e outros órgãos.

Em nota, a Latam afirmou que informou sobre a interrupção do serviço, ainda no final do ano passado, e que a decisão foi tomada em função do alto custo envolvido na operação e considerando a grave crise econômica que o setor enfrenta por causa da pandemia.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *