Análise do debate da Guará – Candidatos a prefeito de São Luís se enfrentam em novo embate

A TV Guará realizou, na noite de quinta-feira (06), um acirrado debate entre os candidatos a prefeito de São Luís. Os assuntos abordados, de temas livres, muito se assemelharam ao embate travado entre eles na TV Difusora, semana passada. Analistas se arriscam a dizer que o debate de ontem mais pareceu uma reprise do anterior.

O Blog da Sílvia Tereza fez uma análise isenta e imparcial do desempenho de cada candidato, durante este novo debate na TV Guará. Confira!

1°- Yglésio Moyses (PROS): Primeiro a se apresentar, aproveitou o tempo para confrontar os adversários mostrando conhecimento sobre as necessidades de São Luís. Com pouco tempo de TV nas propagandas eleitorais, Yglésio defendeu o debate como a oportunidade de se comparar às reais propostas dos candidatos.

2°- Jeisael Marx (Rede): Propositivo, tem se destacado e mostrado bastante conhecimento sobre os problemas de São Luís. Ele afirmou que é candidato a prefeito para fazer uma gestão transformadora. Os temas mobilidade urbana, meio ambiente e bem-estar na cidade parecem ser suas principais bandeiras na disputa pelo Executivo Municipal. Ele também tem crescido nas redes sociais por sua postura propositiva e preocupação em debater os problemas da capital.

3°- Neto Evangelista (DEM): Foi bastante questionado durante o debate, mas mostrou segurança para se defender e conhecimento de suas propostas para governar São Luís, caso seja eleito. Ao destacar sua experiência administrativa no Legislativo, enquanto deputado, e no Executivo Estadual, enquanto secretário de Desenvolvimento Social, Neto garantiu estar pronto para fazer uma grande gestão. No embate direto com Duarte Júnior, criticou e questionou propostas do candidato do Republicanos.

4°- Franklin Douglas (PSOL): Logo na apresentação, fez referência à vereadora do Rio de Janeiro assassinada, Marielle Franco, ao líder do partido, Guilherme Boulos, e a Luíza Erundina, ex-prefeita, ativistas da esquerda. Buscou, como sempre, nacionalizar o debate em São Luís e defendeu que sua legenda não utiliza pretextos, como o neofascismo, para fugir dos embates sociais. Provocou bastante os adversários, alfinetando e tentando acirrar os ânimos.

5°- Bira do Pindaré (PSB): Destacou a iniciativa do debate, ressaltando a importância de os eleitores conhecerem as propostas dos candidatos. Propositivo e provocativo hora e outra, ele voltou a defender o voto consciente e disse esperar conquistar mais eleitores com propostas e ideias do seu plano de governo.

6°- Duarte Júnior (Republicanos): De olho no segundo turno, Duarte deixou claro que intensificará o embate com Neto Evangelista, até aqui, seu principal adversário na disputa pelo segundo lugar.
Durante o debate da TV Guará, Duarte não hesitou provocar Neto Evangelista que também não deixou barato e revidou.

7°- Eduardo Braide (Podemos): Sem muita empolgação e procurando não cair nas armadilhas dos embates, em simples apresentação, Braide gradeceu o apoio que vem recebendo ao longo da campanha e prometeu uma caminhada vitoriosa para o povo de São Luís. Foi bastante questionado durante o debate. Entre os principais assuntos indigestos, ele teve que se explicar novamente quanto a sua gestão na Companhia de Água e Esgotos do Maranhão (Caema).

8° – Apóstolo Silvio Antônio (PRTB): Único candidato de direita declarado, ele reafirmou seu posicionamento em defesa da família e dos valores cristãos. Ao se apresentar, o apóstolo disse ser a melhor opção para São Luís por não fazer parte de nenhum grupo político.

9°- Hertz Dias (PSTU): Professor da rede básica do Estado e do Município, ele afirma ser o candidato do movimento hip-hop e defensor da luta pelos direitos dos trabalhadores. Em embate com Yglésio Moyses, ele alfinetou para dizer que o partido do seu concorrente é quem mais vota com o presidente Jair Bolsonaro. Foi bastante duro com os adversários, provocando sempre.

10°- Rubens Júnior (PCdoB): Na tentativa de conquistar mais adeptos da esquerda e chegar ao segundo turno, Rubens Jr sustentou o vínculo de sua imagem às do governador Flávio Dino e do ex-presidente Lula. Voltou a fazer críticas à vinda do presidente Jair Bolsonaro ao Maranhão e intensificou oposição ao direitista no confronto com Sílvio Antonio. Apresentou propostas e também foi questionado durante o debate.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *