Debate do Ponto e Vírgula marcado por “alfinetadas” e certidão do MPF contra Eduardo Braide

Debate do Ponto e Vírgula contou com cinco candidatos

O debate realizado, na quinta-feira (12), pelo programa Ponto e Vírgula da Rádio/TV Difusora foi a última oportunidade concreta, deste primeiro turno, para o eleitor de São Luís tirar suas dúvidas ou se decidir quanto ao voto no próximo domingo (15). Sem as presenças dos candidatos do  Republicanos, Duarte Júnior, que está com a Covid-19, e do Podemos, Eduardo Braide, que não justificou a ausência, o embate teve momentos em que a temperatura se elevou bastante com a apresentação, on line, inclusive, de documento do Ministério Público Federal.

Realizado por uma das resenhas políticas mais polêmicas do Maranhão na FM, o debate começou “quente” e “ferveu”  com o candidato do DEM, Neto Evangelista, mostrando e publicando, em suas redes sociais, documento, identificado como sendo do Ministério Público Federal, datado do dia 12 de novembro de 2020 (data do debate), onde, segundo o democrata, o deputado Eduardo Braide estaria respondendo a  investigação por supostas irregularidades, o que vem sendo negado, reiteradas vezes, pelo parlamentar em redes sociais e, inclusive, no horário eleitoral.

O clima ficou acirrado, por vários momentos, entre os candidatos Bira do Pindaré (PSB), Franklin Douglas (PSOL), Jeisael (Rede Sustentabilidade), Neto Evangelista, Rubens Jr (PCdoB) e Yglésio (PROS). Inicialmente, todos eles repudiaram a conduta de Braide que, apesar de estar em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos, demonstrou não ter interesse em apresentar, debater propostas e encarar os questionamentos dos concorrentes, na oportunidade, uma vez que o debate é um espaço democrático dedicado a isso para que o eleitor possa tirar suas dúvidas e avaliar sobre quem votar no dia da eleição.

Franklin “giratória”

Candidato do PSOL afrontou e foi afrontado

Se o clima foi de propostas, foi também de afrontas que partiram, sobretudo, do candidato do PSOL, Franklin Douglas, que, bem ao estilo do seu ídolo-inspirador, Guilherme Boulos, não poupou ataques diretos e provocações aos concorrentes, sempre em uma postura bastante irônica e procurando irritar os adversários.

No início do embate, o professor/ativista Franklin partiu para cima de Bira do Pindaré, questionando o fato de sua esposa ser nomeada na Prefeitura de São Luís. Foi também com gosto de gás para cima de Yglésio, ao tecer comentários sobre o presidente Jair Bolsonaro, mas o médico, já acostumado com as provocações, também não deixou barato, reagindo no mesmo tom.

Bira sobre Braide: “Ele que se dizia o bonzão dos debates. Hoje, não está aqui”

Bira do Pindaré foi confrontado sobre cargo de sua esposa na Prefeitura

O candidato do PSB também não poupou críticas a Eduardo Braide por ter “escapado” do debate do Ponto e Vírgula. “Ele que se dizia o bonzão dos debates. Hoje, não está aqui. Isso vai ter peso muito grande”, disparou.

Bira do Pindaré, por sua vez, defendeu-se dos ataques de Franklin Douglas, minimizou as provocações e reagiu depois apresentando propostas sociais, a exemplo da criação de uma Secretaria de Igualdade Racial, e enfatizou a discussão sobre políticas voltadas aos direitos humanos.

Jeisael cresceu e apareceu

Jeisael confrontou e defendeu propostas

Já o candidato da Rede, Jeisael Marx, que, nos debates anteriores, evitou alfinetar e entrar em confronto direto com adversários, travou, na edição do Ponto e Vírgula, um embate caloroso com Yglésio, destacou o seu compromisso em construir um mandato com sustentabilidade e participação do cidadão. O comunicador, mais à vontade do que nas outras oportunidades, também confrontou ideias com Rubens Jr

Bom de debates, Yglésio, também no debate do Ponto e Vírgula, mostrou firmeza, durante confronto de ideias com Franklin Douglas, e afirmou que seu programa de governo contém informações importantes sobre de onde sairá o dinheiro, especificando quais as suas metas, de onde vai reduzir investimentos e disse ter estudado muito para isso, dando, no momento, até valores que poderiam ser redirecionados.

Neto Evangelista, “candidato macho”, “cabra da peste”

Neto Evangelista levou certidão do MPF para tentar desmentir Braide

Neto Evangelista foi, segundo avaliações populares, o “candidato mais macho” do debate do Ponto e Vírgula, ou seja, corajoso, o “cabra da peste” nordestino no embate. Trouxe documento do MPF para confrontar e tentar desmentir Braide, publicando a certidão, inclusive, em redes sociais sem temer a nada.

Ironizando a fala de Yglésio, Neto Evangelista criticou o médico por, segundo ele, “achar que sabe mais que todo mundo” e mostrou ser um candidato com propostas realistas, entre elas a construção de novas moradias e a implantação do Centro de Reabilitação Pós-Covid 19.

Rubens Jr: “Braide fugiu porque foi denunciado”

Rubens Jr disse que Braide “fugiu” porque foi denunciado

Já Rubens Jr vem se destacando, nos debates e não foi diferente no do Ponto e Vírgula, por uma postura firme e coerente, sempre linkando sua imagem à do governador Flávio Dino e à do ex-presidente Lula. O comunista demonstrou ter um plano de governo completo, passando pelos direitos das minorias e alcançando o desenvolvimento econômico de São Luís. Entre suas propostas, há a renda básica da primeira infância e a construção de mais creches, evidenciando que educação seria uma das prioridades em sua gestão, caso eleito.

Sempre crítico, o comunista não poupou Eduardo Braide por, segundo ele, ter “fugido” do debate. De acordo com Rubens Jr,  o candidato do Podemos “fugiu” do debate por medo e despreparo, sobretudo depois que denunciaram que ele é investigado.

Debate do Ponto e Vírgula deixa marca

Candidatos foram testados para a covid-19 antes do debate

No quesito “medidas sanitárias”, o debate do Ponto e Vírgula venceu todos os outros. Candidatos, assessores, funcionários do Sistema Difusora e jornalistas convidados foram todos testados para o coronavírus ou Covid-19.

A titular do blog foi convidada, marcou presença, foi testada também e parabenizou o jornalista Leandro Miranda e demais profissionais do programa pela realização do evento democrático voltado ao eleitor de São Luís.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *