Brandão destaca potencial dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade

O governador Carlos Brandão (PSB) destacou, em suas redes sociais, importante alcance do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que pode figurar na lista dos Patrimônios da Humanidade da Unesco. Dossiê da candidatura do parque foi entregue pela Delegação do Brasil à instituição mundial. O documento foi produzido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com isso, a lista pode ganhar mais um representante brasileiro.

“Ótima notícia para o turismo e valorização do nosso estado! O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o primeiro a ter sua candidatura habilitada para concorrer ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. Mais um passo importante que conta com o apoio do governo @lulaoficial. Sem dúvida, vamos movimentar ainda mais a nossa economia e gerar emprego e renda para os maranhenses”, postou Carlos Brandão.

As lagoas, que são o principal atrativo do local, podem garantir a inclusão na disputada lista. O dossiê apresentado pelo governo brasileiro será apreciado pelo Órgão de Avaliação da Unesco (UICN), que poderá recomendar ao Comitê do Patrimônio Mundial sua inscrição à Lista do Patrimônio Mundial por ocasião de sua 46@ sessão, a ser realizada em 2024.

Recentemente, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apareceu em lista do jornal americano The New York Times, como um dos lugares a se visitar em 2023.

Na lista

Os Patrimônios da Humanidade são um dos instrumentos da Unesco para proteger os lugares mais extraordinários do planeta, seja por suas belezas naturais, biodiversidade, ecossistemas ou valores geológicos. Uma área superior a 3,500,000 km2 tanto terrestre, quanto marinha, em mais de 100 países já foram agraciadas com o título.

A lista é dividida entre Patrimônios Naturais, Culturais ou Mistos. No Brasil, são mais de 20 locais com esta distinção, incluindo os Parques Nacionais de Iguaçu, Emas, Chapada dos Veadeiros e as unidades marinhas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas. Além dos parques, a Unesco reconheceu paisagens e ecossistemas como as restingas que vão da Bahia ao Espírito Santo; a Mata Atlântica entre Paraná e São Paulo; o Pantanal e a Amazônia Central.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *