Operação da Polícia Federal combate supostos desvios de dinheiro da Codevasf no Maranhão

A Polícia Federal realiza a Operação Odoacro, na manhã desta quarta-feira (20), para combater grupo suspeito de fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, que estariam envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A operação está em São Luís, Dom Pedro, Codó, Santo Antônio dos Lopes e Barreirinhas. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e um de prisão.

Segundo as investigações, haveria um suposto esquema de lavagem de dinheiro vindo de fraudes em licitações, que teria sido descoberto em operação da Polícia Civil, em 2015, no município de Dom Pedro.

Segundo a investigação, os suspeitos abririam empresas de fachada para simular competições durante as licitações, mas o propósito é fazer com que a vencedora seja sempre a do líder do grupo, que possui grandes contratos com a Codevasf.

Ainda de acordo com a polícia, aquele que seria líder do grupo colocaria suas empresas e bens em nome de terceiros, possui contas bancárias vinculadas a CPFs falsos e, assim, realizaria as supostas fraudes, dificultando a atuação dos órgãos de controle.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 16 anos de prisão.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *