Notas rápidas deste sábado (11)

Daciolo teve seu protagonismo momentâneo com a quantidade de vezes em que evocou Deus no Debate da Band e pelos memes instantâneos como a Ursal, uma certa união de países socialistas da América Latina.

Debate robotizado
Robôs e perfis fakes foram responsáveis por 20% das postagens no Twitter durante o debate da Band, informa reportagem do Globo a partir de medição feita pela AP/Exata, empresa especializada em análise de big data. Foram analisadas 148 mil publicações feitas na rede social sobre o tema.

Quem é Daciolo
Alçado à condição de “alívio cômico” do primeiro debate presidencial, o candidato do Avante à Presidência, Cabo Daciolo, é egresso do Corpo de Bombeiros, foi eleito deputado pelo PSOL, por incrível que pareça, e defende bandeiras semelhantes às de Jair Bolsonaro (PSL). Daciolo teve seu protagonismo momentâneo com a quantidade de vezes em que evocou Deus e memes instantâneos como a Ursal, uma certa união de países socialistas da América Latina.

Mujica para presidente da Ursal?
Candidatos de partidos da esquerda brasileira incorporaram o meme da Ursal, lançado após a fala de Cabo Daciolo no debate da Band, ao se referir a uma suposta união de países latino-americanos numa grande nação socialista. Manuela D’Ávila, vice suplente na chapa do PT, “lançou” o ex-presidente do Uruguai José Mujica como candidato a presidente da Ursal.

Ciro foi ‘o mais simpático’
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) foi visto como “o mais simpático” entre seus adversários por um grupo de eleitores indecisos que participou de uma pesquisa durante a transmissão do debate com presidenciáveis na noite de quinta, 9, mostra a revista piauí. “Cabo Daciolo era o mais desconhecido e ao terminar o debate passou a ser o mais rejeitado entre esses eleitores”, informa a reportagem.

O recado político de Anitta
Com 7,3 milhões de seguidores no Twitter, a cantora Anitta incentivou os jovens a assistirem ao debate da Band com presidenciáveis na noite de quinta, 9. Ainda aproveitou para pedir que as pessoas evitem “memes, fofocas, fake News” como instrumentos de escolha de seus candidatos.

Ensino integral e atrativo é meta de Ciro
O candidato foca no objetivo de tornar o ensino mais atrativo, em tempo integral, acabando com o que chama de “enciclopedismo raso” baseado em decoreba. Ciro propõe replicar a experiência do Ceará no resto do País, com foco na alfabetização e incentivo fiscal aos municípios, e revogar a Emenda Constitucional que instituiu um teto para os gastos públicos federais com educação.

A resiliência de Marina
Em sua coluna no Globo, Merval Pereira afirma que, apesar do senso comum segundo o qual “sumiu” depois da eleição de 2014, na verdade Marina Silva demonstra resiliência surpreendente. “Marina, com um desempenho estável nas pesquisas, de acordo com os dois maiores institutos, o Data Folha e Ibope, está em segundo lugar quando o ex-presidente Lula não aparece, situação em que também vence todos os demais concorrentes no segundo turno. E é a segunda opção da maioria dos entrevistados em pesquisa recente”, escreve.

2 ideias sobre “Notas rápidas deste sábado (11)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *