Após atos de vandalismo, Praia do Olho D’água será monitorada por vídeo

Por conta de ato de vandalismo que resultou na depredação da estátua de Iemanjá, o Governo do Maranhão anunciou a instalação de um sistema de videomonitoramento na praia do Olho d’Água, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA). O objetivo é proteger a imagem de futuros danos e garantir a preservação do patrimônio cultural e religioso.

A medida foi confirmada em reunião realizada na sede da SSP, na Vila Palmeira, com presenças do titular da pasta, Maurício Martins, do presidente da Agência, Adriano Sarney, e representantes de entidades de matriz africana.

A proposta é que seja implementado um moderno sistema de videomonitoramento em trecho próximo à imagem. As câmeras serão estrategicamente posicionadas para abranger o entorno da estátua e garantir vigilância constante. Além disso, a instalação contará com tecnologia de ponta, permitindo um monitoramento em tempo real e possibilitando rápida resposta a incidentes.

Líderes das entidades religiosas expressaram agradecimento pela rápida resposta do governo e esperam que a medida traga mais tranquilidade à comunidade. No entanto, também ressaltaram a importância de medidas educativas e de conscientização para combater a intolerância religiosa e o preconceito.

Nova praça

O presidente da MOB, Adriano Sarney, também anunciou que será construída uma nova Praça de Iemanjá, integrada ao projeto da nova extensão da Avenida Litorânea. “Essa obra será executada com a ampla participação das instituições de matriz africana”, garantiu o gestor.

Restauração

Estão em andamento o plano de recuperação da estátua, que será executada pelo escultor que a criou, o artista José Eduardo Sereno. A imagem sofreu danos em todo o rosto, pescoço e vestimenta, que serão restaurados. Segundo o escultor, o trabalho deve levar cerca de 20 dias para ser concluído.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *