Após fim de greve, São Luís volta a ter frota total circulando

Os ônibus voltaram a circular, em sua totalidade, na capital e demais cidades da Grande Ilha, nesta quinta-feira (31). O movimento grevista dos rodoviários encerrou após reunião de conciliação, que iniciou pela tarde de quarta-feira (30) e só terminou à noite. Na audiência, conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), ficou definido que a categoria terá um reajuste salarial de 8%. A paralisação durou 44 dias.

Na decisão, ficou acertado ainda que a prefeitura da capital irá custear o reajuste salarial dos rodoviários, o ticket alimentação e o plano de saúde através da manutenção do pagamento referente ao Cartão Cidadão, no valor de R$ 1,5 milhão.

O presidente do Sttrema, Marcelo Brito, criticou o reajuste, mas reconheceu o acordo como positivo para a categoria. “De fato, 8% de reajuste nos salários e no ticket, não é o ideal, mas sem dúvida, não deixa de ser uma importante conquista, já que durante todo esse tempo, não tínhamos a garantia nem de 1% de aumento em nossos salários. A luta foi difícil, foi árdua, inclusive, com mandados de prisão expedidos para toda a diretoria do nosso sindicato, mas mesmo diante de todas essas situações, conseguimos garantir o nosso reajuste”, disse.

No final das contas, após mais de um mês, a Prefeitura, mais uma vez, vai arcar com as exigências dos empresários, tirando dos cofres públicos, recursos para garantir o transporte aos usuários.

Talvez seja hora de se pensar em um sistema de transporte coletivo que não dependa de empresários e seja, de fato, público.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *