Bolsonaro é internado nos EUA e nega mentoria de invasões

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado no AdventHealth Celebration, hospital que fica nas imediações de Orlando, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (9). Ele alega estar com fortes dores abdominais. Ele já foi hospitalizado algumas vezes pelo mesmo motivo desde que foi vítima de uma facada durante a campanha eleitoral de 2018. Em 2022, o ex-presidente foi internado ao menos duas vezes pelo mesmo problema.

A internação acontece um dia depois da invasão promovida pelos manifestantes pró-Bolsonaro aos prédios do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto. A tarde de caos em Brasília rendeu uma série de manifestantes presos e até o afastamento provisório de Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal. Ele negou, no domingo (08), a mentoria dos atos.

Após as imagens de depredação rodarem o mundo, a pressão de congressistas norte-americanos contra a presença de Bolsonaro no país aumentou consideravelmente. O ex-presidente está nos EUA desde o final de dezembro, quando deixou o país nos últimos dias de seu mandato. Nesta segunda-feira (09), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu a volta de Bolsonaro ao Brasil para que ele “pague pelos seus crimes”.

Apesar de não estar no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser responsabilizado pela invasão golpista no Distrito Federal caso surjam provas de que ele estava envolvido nas ações. Os atos de vandalismo aconteceram neste domingo (8).

Na ocasião, manifestantes que apoiam o ex-mandatário depredaram prédios dos Três Poderes, como Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a invasão, quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

A responsabilização de Bolsonaro pode ocorrer se ficar comprovado que ele financiou, instigou ou orquestrou as ações.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *