CPMI do 08 de janeiro pedirá ao STF compartilhamento de informações

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia, disse, na terça (6/6), que vai pedir uma audiência com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir o compartilhamento de informações entre o Supremo e a CPMI.

A recém instalada Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas opera no modo “guerra” de requerimentos. Com apenas três dias de funcionamento, parlamentares governistas e de oposição já apresentaram 396 pedidos de providências a serem adotadas pelo colegiado.

Longe dos holofotes das sessões transmitidas ao vivo, deputados e senadores batalham nos bastidores para emplacar seus requerimentos, que, ao cabo, podem guiar os rumos das investigações e fazer prevalecer determinadas narrativas. Não há limite para a apresentação de requerimentos, mas os parlamentares precisam convencer seus pares da necessidade de aprovar as suas demandas.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro aprovou, na sessão de terça-feira (6), o plano de trabalho apresentado pela relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Ao todo, foram 18 votos a favor da aprovação do plano e 12 votos contrários. O governo orientou para a aprovação do texto, enquanto a oposição foi contrária.

Apesar da aprovação do plano, os parlamentares decidiram votar em separado os requerimentos anexos, que só acontecerá na próxima semana. A CPMI volta a se reunir na terça-feira (13) e quinta-feira (15), pela manhã.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *