Em nota, governo do Maranhão repudia vandalismo contra imagem de Iemanjá

Em nota, o Governo do Estado, por meio da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), condenou ato de vandalismo, cometido contra a imagem de Iemanjá, na praia do Olho D’água.

De imediato, segundo a nota, a MOB tomou as providências cabíveis, para que seja realizada a restauração. Na manhã desta segunda-feira (24), equipe da MOB esteve no local, vistoriando a imagem, e acompanhou representantes das entidades para avaliar o trabalho a ser executado. A escultura teve o rosto todo danificado. O trabalho de recuperação deve levar 20 dias, e inclui ações em toda a estrutura da face e em parte da vestimenta. A gestão estadual reitera seu repúdio ao ato de vandalismo e reforça o respeito a todas as manifestações religiosas.
“Estamos em contato com as entidades representativas e com o escultor José Serejo, para que, o mais breve possível, possamos colocar de volta a imagem de Iemanjá, restaurada. Reavaliamos o projeto original e entendemos que deve haver maior proteção da imagem contra atos desta natureza. Consideramos que foi um ato de vandalismo cruel, o qual repudiamos. Nos solidarizamos com todos que têm este mesmo sentimento e reforçamos a importância do respeito a todas as manifestações religiosas”, pontuou o presidente da MOB, Adriano Sarney.
A imagem de Iemanjá sofreu pancada no rosto e teve desalinhamento do pescoço, que serão recuperados. Será feita ainda, a pigmentação da vestimenta, com tinta especial de alta durabilidade. A restauração pode ser feita tanto no local, quanto em estúdio. A peça está presa em grampos especiais, que podem ser retirados com algum esforço. Junto à MOB, foi discutida a revisão do projeto original para aumento da altura da base que sustenta a peça. A proposta é que seja elevada a 2,5 metros de altura, deixando a imagem mais protegida contra vandalismos e garantindo melhor visualização.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *