INCOERÊNCIA – Agora o DataM não presta mais, César Pires?

Deputado contestou números de pesquisa desfavorável ao grupo Sarney
Deputado contestou números de pesquisa desfavorável ao grupo Sarney

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), foi para a tribuna, nesta quarta-feira (19), contestar os números, nada favoráveis ao grupo a que pertence, de uma última pesquisa, registrada sob o número MA-00004/2014, do instituto DataM, o mesmo que, nas eleições municipais de 2012, era considerado pela mídia sarneysista e pelo clã como o “melhor”, aquele que “acertou tudo”.

Lembro muito bem que, em 2012, os blogs alinhados ao sarneysismo destacavam que o DataM acertou em cheio quando apontou a ultrapassagem do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, em cima do ex-prefeito João Castelo, o que nenhum outro instituto havia observado naquele momento, o que foi constatado mesmo ao abrir das urnas.

A mesma mídia, ligada ao clã, também cobriu o instituto  de “confetes e serpentinas” por ter acertado, milimetricamente, o resultado das eleições de 2012 com a vitória de Holanda Jr nas urnas. Agora, que os ponteiros mudam de direção com o grupo Sarney em desvantagem, o DataM não presta mais? Não acerta mais nada? Está manipulando tudo? Aí cabe dizer que estamos diante de uma enorme incoerência.

Enquanto os números do DataM agradavam ao grupo Sarney, o instituto era o melhor. Agora, no movimentar da “gangorra”, já não vale mais nada?

Outros institutos

Outra pergunta que não quer calar: se os governistas contestam os números do DataM, então por que não encomendaram pesquisas com outros institutos para divulgar os resultados? Será que é por que os números não os favorecem?

Ainda assim é pertinente também dizer que o grupo Sarney não vive sem pesquisas e deve ter um monte delas, feitas para avaliações políticas, engavetadas. E nem precisa dizer porque elas estão guardadas a sete chaves e não foram propagadas até agora.

Imagina-se agora que se as últimas pesquisas estão incomodando tanto é sinal de que o grupo começa a entrar em desespero!

Postagens relacionadas

21 thoughts on “INCOERÊNCIA – Agora o DataM não presta mais, César Pires?

  1. Em todos os anos de pesquisa de todos os institutos em todo Brasil devem ter entrevistado muita gente, talvez milhões delas… Como eu tenho 40 anos e conheço muita gente (muita mesmo) nunca vi nem conversei com parente de terceiro grau de alguém que tenha sido entrevistado? Por isso acho pesquisa tudo porcaria.

    1. Antonio Martins, seu comentário é muito importante para este debate. Geralmente, esses institutos trabalham com estatísticas e eles não precisam ouvir todos os eleitores em um trabalho científico. É por isso que ouvem de 800 a 1000 pessoas e aplicam as técnicas. No entanto,há erros mesmo, mas muitos acertos. Esse DtaM, por exemplo, acertou tudo em 2012, nas eleições passadas. Antonio, obrigada por comentar e participar das discussões levantadas por este blog. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *