Prefeitura fará 26 intervenções no trânsito de São Luís

As primeiras intervenções já começam na próxima semana
As primeiras intervenções já começam na próxima semana

O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, apresentou, na tarde desta terça-feira (6), no Palácio La Ravardière, o Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito. O pacote prevê 26 intervenções de curto, médio e longo prazo para garantia da mobilidade na capital.

As modificações serão iniciadas a partir da próxima semana pelo corredor Anil-Centro. Entre as alterações está a criação de uma faixa de 7,2 km exclusiva para ônibus.

A intervenção no corredor Anil-Centro terá início na avenida Casemiro Júnior no trecho em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição. Duas faixas serão utilizadas no sentido do Centro- Cruzeiro do Anil enquanto a terceira faixa será exclusiva para ônibus no sentido oposto. Os demais veículos que trafegariam na faixa exclusiva farão o percurso em via por dentro do bairro com saída nas proximidades do Jaguarema.

Mais em frente, no trecho nas imediações do Cest, uma faixa será acrescentada para ampliar o fluxo Centro-Cruzeiro do Anil, permanecendo uma única para o transporte coletivo público. No João Paulo, das quatro faixas nos dois sentidos do trânsito – Centro-Anil e Anil-Centro – duas serão exclusivas para ônibus.

O secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, participou da apresentação do plano ao lado do prefeito Edivaldo. Ele informou que outra intervenção que será iniciada, nos próximos dias, compreende a avenida dos Holandeses e Litorânea.

O trecho será alterado a partir da entrada da praia de São Marcos com redução do canteiro da via para facilitar o acesso à Ponta do Farol e Calhau e implantação de semáforo. Também será proibido o estacionamento na Avenida Litorânea no horário das 16h às 21h para desafogar o fluxo de veículos nesse horário.

Outra importante reorganização para o tráfego na cidade, que será implantada em até 60 dias, é o corredor Cohafuma-Renascença-São Francisco. Será criada uma faixa de 4,4 km exclusiva para ônibus. A faixa será possível com a implantação dos retornos de quadra na Avenida Colares Moreira e proibição do estacionamento na Avenida Castelo Branco.

OBRAS DE MÉDIO PRAZO

– Avenida dos Portugueses x Avenida Vitorino Freire

– Avenida Colares Moreira (fechamento de retornos e semaforização)

– Avenida dos Franceses x Avenida dos Africanos

– Avenida 203 (Cidade Operária)

– Avenida Jerônimo de Albuquerque (Curva do 90/Novo Tempo)

– Avenida dos Africanos (entrada do Parque Timbiras)

– Avenida Guajajaras x Avenida Lourenço Vieira da Silva

– Avenida Guajajaras x Avenida Santos Dumont

– Avenida dos Holandeses x Avenida Avicênia

– Avenida dos Franceses x Avenida Luís Rocha

– Avenida Carlos Cunha (em frente ao Banco do Brasil)

– Avenida Daniel de La Touche (entrada da Cohama)

– Avenida Jerônimo de Albuquerque (entrada Cohab/Cohatrac)

 OBRAS DE LONGO PRAZO

– Corredor de Transporte

– VLT

– BRT

– Avenidas Interbairros

Postagens relacionadas

7 thoughts on “Prefeitura fará 26 intervenções no trânsito de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *