Sem Brandão e Edivaldo, candidatos trocam “farpas” em debate da TV Cidade

A TV Cidade/RecordTV realizou, nesta quarta-feira (14), debate entre os candidatos ao governo do Maranhão. Na ocasião, eles apresentaram propostas e também houve troca de farpa concentradas entre Lahesio Bonfim (PSC) e Simplício Araújo (Solidariedade). Durante 1h45min, os candidatos debateram temas diversos.

Com o debate, o eleitor tem maior oportunidade de comparar posicionamentos dos candidatos e tirar suas conclusões. A apresentadora Patrícia Costa, da RecordTV, mediou a discussão, que iniciou às 18 horas.

Participaram Enilton Rodrigues (PSOL), Joás Moraes (DC), Lahésio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade) e Weverton Rocha (PDT). Não compareceram o governador Carlos Brandão (PSB), por incompatibilidade de agenda, e Edivaldo Holanda Junior (PSD), por motivo de saúde.

No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas uns para os outros. Weverton perguntou para Simplício sobre ações na geração de trabalho e este respondeu com críticas ao governo, do qual ele fez parte e citou projetos que irá criar, caso chegue ao Palácio dos Leões. “Vamos capacitar as pessoas e despertar o empreendedorismo”, afirmou Simplício Araújo.

Já Weverton defendeu o trabalho com carteira assinada e que será estimulado em uma possível gestão sua com foco nos jovens e mulheres. Promete reeditar o programa Primeiro Emprego da ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Simplício acusou Lahesio de lamentos excessivos e este falou de sua vida humilde, apontou o dedo contra Simplício, questionando parte dos resultados em geração de empregos. “Eu vou fazer a diferença no Maranhão”, disparou Lahesio.

Respondendo, Simplício se defendeu sobre ter sido do atual governo a convite e disse que muito trabalhou no cargo.

O debate se transformou em um ‘toma lá, dá cá’ entre Lahesio e Simplício, que, entre perguntas, réplicas e tréplicas, trocaram farpas durante todo o debate.

Questionado por Joás sobre precatórios, Enilton respondeu que “o governo pagando os precatórios, todos os setores da economia ganham”. Joás prometeu que, no governo, fará um plano de pagamento destes precatórios se eleito.

Enilton questionou Weverton sobre mais especialidades na saúde. “Vamos investir na telemedicina. Irei enfrentar o problema da hemodiálise, estimular uma indústria de medicamentos para chegar a todas as unidades de saúde e valorizar os profissionais da área”, frisou.

No segundo bloco, foram sorteados temas e perguntas feitas pelos jornalistas da emissora. Na infraestrutura, Eniilton perguntou a Weverton sobre as estradas maranhenses. “Temos MAs folclóricas, que todos dizem que vão fazer, mas, nós vamos fazer”, disparou. Weverton que defendeu federalização de algumas estradas.

Sobre educação, Weverton pontuou que dará, caso seja eleito, mais valorização ao professor, com reajuste e mais condições nas escolas, criação de regionais para garantir autonomia nas unidades. Joás defendeu mais concursos, em lugar de seletivos.

Sobre cultura, Joás defendeu a criação de um fundo para fomentar este setor e Lahesio concordou com o programa, em sua réplica.

Outro tema tratado foi segurança. Simplício perguntou a Lahesio sobre comunidades indígenas e ações de proteção. “Precisamos melhorar delegacias, nossos equipamentos, adquirir material e veículos e equiparar nosso policial”, disse Lahesio.

Simplício defendeu seu trabalho enquanto foi secretário de Governo.

Com o tema saúde, Simplício responde sobre proposta dele para marcação de consultas. Enilton, na réplica, frisa parceria com os municípios e ´Governo Federal para melhorar o setor.

No quarto bloco, os candidatos fizeram sua considerações finais, defendendo propostas próprias.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *