Flávio Dino aciona PF para apurar fake news de que Lula travou doações no Rio Grande do Sul

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou, nesta segunda-feira (11/9), que acionou a Polícia Federal para investigar a pessoa que espalhou a fake news de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) travou doações de alimentos em Lajeado, um dos municípios do Rio Grande do Sul afetado pela passagem do ciclone extratropical.

Dino reforçou que a PF vai adotar todas as providências previstas em lei durante as investigações: “Reitero que fake news é crime, não é ‘piada’ ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias”.

Circula na internet um vídeo onde uma mulher, que se identifica como Samara, diz que foi até Lajeado trabalhar como voluntária e ajudar no recolhimento de doações, mas que os alimentos não estavam sendo liberados “porque tem que aguardar o presidente Lula”.

Veja pontos oficiais de doação no Sul para vítimas de ciclone

Ainda segundo Samara, Lula iria se promover “em cima das doações” nas redes sociais. Esse vídeo foi amplamente divulgado pela rede de bolsonaristas.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *