Possível união entre PSB e PDT teria fortes reflexos no Maranhão

PSB e PDT, duas siglas adversárias com objetivos diferentes e que se enfrentaram na disputa eleitoral para o governo do Maranhão este ano, podem se unir. Se acontecer mesmo, a fusão surpreenderia e impactaria muito no cenário político maranhense, além de influenciar uma onda frenética de troca-troca de partido por conta das relações políticas.

Essa possibilidade colocaria lado a lado o governador Carlos Brandão e o senador eleito Flávio Dino, ambos do PSB, e o senador pedetista, Weverton Rocha. O espaço se tornaria pequeno para os planos políticos de todos.

A possibilidade se mostra factível pela perda de força na Câmara Federal, tanto do PSB, que tem menos da metade dos nomes da casa, quanto do PDT,que perdeu dois representantes nestas eleições.
A tática é de sobrevivência e demonstração de força, pois, juntos, somariam 31 parlamentares e separados poderiam ter dificuldades no parlamento federal.

Caso essa fusão se consolide, no Maranhão a nova sigla contará com dois senadores (Dino e Weverton), dois deputados federais (Duarte Jr., do PSB, e Márcio Honaiser do PDT, e ainda 14 deputados estaduais.

Resta definir o comando desse novo partido. Aí é que a história se complica no Maranhão, pois as siglas foram adversárias nas eleições passadas.

Impactos para 2024

A união das legendas também impactaria fortemente na eleição para prefeito de São Luís em 2024. Duarte Júnior do PSB é pré-candidato e a ala pedetista, ligada a Weverton, promete retribuir o apoio do prefeito na disputa pelo governo do Maranhão.

Para além do histórico de adversários, os dois partidos, ao se unirem, estarão possibilitando uma condição de força em 2024. É aguardar para ver se a fusão acontece e esperar as consequências.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *