Polícia Federal combate contrabando de cigarros na baixada maranhense

Polícia Federal executou a segunda fase da Operação Melicertes, nesta quinta-feira (1º). Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, contra suposto grupo especializado no suposto contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia o grupo supostamente utilizava pistas clandestinas para pouso de aeronaves, bem como portos clandestinos localizados na costa maranhense, para descarregar os cigarros estrangeiros vindos do Suriname e Paraguai. Em seguida, abasteciam caminhões do tipo ‘baú’ e distribuem a carga ilícita para regiões do Maranhão e outros estados do Nordeste.

Além dos mandados de prisão e busca, a Justiça Federal determinou o bloqueio de ativos financeiros de dois dos investigados e de duas empresas, supostamente utilizadas para lavar dinheiro do grupo, além do sequestro de veículos de luxo registrados em nome das referidas pessoas.

A investigação foi iniciada em 2020, após a prisão em flagrante de quatro pessoas e a apreensão de, aproximadamente, cinco mil carteiras de cigarros de origem estrangeira. A operação à época foi realizada pela Polícia Militar do Maranhão, no município de Bequimão.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *