Projeto de Yglésio propõe sexo biológico como critério para competições esportivas…

Um projeto, de autoria do deputado estadual Yglésio Moyses (PSB), abre uma nova polêmica no segmento LGBT. O PL protocolado,  que ainda vai a plenário, propõe estabelecer o sexo biológico como critério para definição de gênero dos atletas em competições esportivas no estado.

Alcançado pelo blog, o deputado explicou que o objetivo é estabelecer igualdade de concorrência de gênero.  Ou seja, segundo o parlamentar, uma mulher cisgênero, gênero de nascença, tem desvantagens nas competições com mulheres transgênero que, em sua maioria, desenvolvem uma carga muscular superior que as outras.

“A intenção  é resguardar as particularidades de cada sexo biológico no esporte, principalmente para as mulheres cisgênero que, muitas vezes, têm que concorrer com mulheres trans que possuem, normalmente, maior carga muscular. O rendimento da trans é maior que o das cis. É uma discussão nacional, sem preconceito, que se traz para o Maranhão. Discussão com critério. É preciso resguardar os parâmetros esportivos e de competição”, justificou  Yglésio Moyses.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *