SÃO LUÍS – Exata mostra Edivaldo na liderança e crescimento de Rose Sales…

Edivaldo Jr e Eliziane Gama são os dois primeiros colocados

Edivaldo Jr e Eliziane Gama são os dois primeiros colocados

Vereadora Rose Sales mostrou crescimento na pesquisa Guará

Vereadora Rose Sales mostrou crescimento na pesquisa Guará

 

02 - PREFEITO - ESTIMULADA

Pesquisa, encomendada pela TV Guará em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e realizada pela empresa de pesquisa Exata, divulgou os resultados para a corrida pela Prefeitura de São Luís. Na estimulada, o prefeito Edivaldo Jr (PDT) mantém a liderança e a grande surpresa é a vereadora Rose Sales (PMB) que chega à casa dos 7%.

A margem de erro máxima é de 4 pontos percentuais para mais ou menos e com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 10 de agosto, em São Luís. Foram entrevistados 806 pessoas, dos sexos masculino e feminino, com idade a partir de 16 anos, residentes dos bairros da zona urbana e rural. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MA – 07443/2016.

No primeiro cenário, com respostas espontâneas, a pesquisa questionou aos entrevistados “Em quem você votaria para Prefeito de São Luís, se as eleições fossem hoje?”. Em primeiro lugar aparece Edivaldo Holanda Junior (PDT) com 16% das intenções de voto. Em seguida Eliziane Gama (PPS) com 9%. Wellington do Curso (PP) é o terceiro com nove pontos percentuais.

Rose Sales foi lembrada por 2% dos eleitores. Já Eduardo Braide (PMN), João Castelo (PSDB) e Fábio Câmara (PMDB) foram citados cada um por 1% do eleitorado. Zé Luís Lago (PPL) marcou menos de 1%. Outros marcaram 1%, nenhum 15%. 45% dos eleitores continua indeciso e ainda não sabem em quem votar.

Quando foram colocado a disposição dos entrevistados os nomes dos nove candidatos à Prefeitura da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) saiu na frente com 25% das intenções de voto. Eliziane Gama (PPS) emplacou o segundo lugar com 21% seguida por Wellington do Curso (PP) com 18 pontos percentuais.

Rose Sales (PMB) teve 7% das intenções, Eduardo Braide (PMN) com 3%, Fábio Câmara (PMDB) foi citado por 2% dos entrevistados, Zé Luis Lago (PPL) e Cláudia Durans (PSTU) marcaram 1% cada. Valdeny Barros (PSOL) foi citado por menos de 1% dos eleitores. Nesse cenário, nenhum eleitor votaria em branco, mas 12% votaria nulo e 10% ainda não saberiam em quem votar.

Segundo turno

A pesquisa também simulou a possibilidade de um provável segundo turno com os quatro pré-candidatos mais lembrados no levantamento. No primeiro cenário foi simulada uma disputa entre Eliziane Gama e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.  Neste caso, a deputada venceria com 37% das intenções de voto contra 32% para Edivaldo Holanda Júnior. 24% dos eleitores votariam em nenhum, branco ou nulo. Dentre os entrevistados, 7% não saberiam em quem votar.

Depois foi analisado um possível segundo turno entre Edivaldo Holanda Júnior e o deputado estadual Wellington do Curso. No resultado, Wellington do Curso foi lembrando por 39% e Edivaldo Holanda Junior marcou 34 pontos percentuais. Nenhum, branco e nulo totalizou 19% dos votos, e 8% não saberiam em quem votar.

O Instituto Exata também avaliou os dois principais candidatos de oposição ao atual prefeito, a deputado eliziane Gama e o deputado Wellington do Curso. Neste cenário,  Eliziane Gama venceria com 36% dos votos e Wellington do Curso marcaria 34% dos votos. Nenhum, branco e nulo contabilizaram 21% e 9% não saberia em quem votar.

Rejeição

A pesquisa também quis saber sobre a rejeição dos candidatos à prefeitura de São Luís. Ao serem colocados à disposição os nomes dos nove candidatos, Edivaldo Holanda Júnior foi o mais rejeitado pelos entrevistados com 35%.

O eleitor poderia escolher mais de um candidato e 18% não votariam em Eliziane Gama. Cláudia Durans marcou 17% de rejeição, seguida por Eduardo Braide e Fábio Câmara com 16%. 15% não votariam em Rose Sales e 14% em Zé Luis Lago. Wellington do Curso e Valdeny Barros foram os candidatos com menos rejeição, 11%,.

6% marcou que votariam em todos e 14% disseram que não votariam em nenhum.

Uma ideia sobre “SÃO LUÍS – Exata mostra Edivaldo na liderança e crescimento de Rose Sales…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *