A aproximação de Brandão com o MDB e família Sarney tem foco em 2026…

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), aproxima-se. cada vez mais, do outrora chamado grupo Sarney. Isso está mais do que explícito na recente filiação ao MDB do seu principal braço político hoje, o irmão Marcus Brandão, diretor institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão. O partido é controlado no estado pela ex-governadora Roseana, pelo ex-presidente Sarney e pelos ex-senadores Edson Lobão e João Alberto.

Você me perguntaria: mas o que tem a ver 2026 com isso, Sílvia Tereza? A previsão é de que, em outubro deste ano, Marcus Brandão passe de simples filiado para presidente estadual do MDB, o que significa mesmo estar mais perto do grupo político que mantém hoje as rédeas desse partido no Maranhão. Os sinais são de que o terreno está sendo preparado para, possivelmente, abrigar o governador, caso ele precise deixar o PSB, em uma hipotética condição de rompimento com o grupo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), por ocasião do período de janela partidária.

Não é segredo para ninguém que Carlos Brandão já insinuou a possibilidade de permanecer no governo até o final de 2026. Isso nos leva a interpretar que, em uma  hipótese de rompimento, ele lançaria candidato à sua cadeira e abriria mão do direito de disputar o Senado. Sim, isso pode acontecer. Não é difícil voltar a 2006 e recordar o que ocorreu com o ex-governador José Reinaldo Tavares à época. Ele não saiu por fatores políticos, que implicariam na sucessão estadual, e conseguiu eleger o pedetista  Jackson Lago governador!

Em 2022, Brandão obteve o apoio declarado da ex-governadora Roseana Sarney que hoje frequenta, muito à vontade, o Palácio dos Leões para eventos, visitas, etc. A aliança favoreceu o ex-presidente Sarney na indicação do neto Adriano para a estratégica Secretaria Estadual de Mobilidade Urbana (MOB). Para o governador, essa aproximação pode ainda facilitar ou lhe render a fluidez de seu trânsito junto ao presidente Lula da Silva (PT), já que há evidências de um provável distanciamento do ministro Flávio Dino.

A reflexão dos fatos citados aqui nos leva às interpretações evidenciadas nos parágrafos acima. Mais do que isso! Sinaliza que o MDB, que será presidido por Marcus Brandão, está disposto a receber, de braços abertos, Carlos Brandão, quando for possível e se for necessário, com foco em 2026.

Em meio a tudo isso, há ainda as leituras de uma possível federação entre o MDB, o PSDB e o Cidadania. Ufa! Mas isso é assunto para os próximos capítulos. Ê, Maranhão!

Postagens relacionadas

2 thoughts on “A aproximação de Brandão com o MDB e família Sarney tem foco em 2026…

  1. Silvinha, não viaja….o que restou do grupo Sarney? O velho nonagenário, a filha septuagenária…
    Longa vida a Sarney, que passe dos 100 anos, mas todo mundo quando morre vira uma boa pessoa e é quem mais quer carregar o caixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *