Governador? Flávio Dino, o momento e as eleições de 2026…

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), é hoje, indiscutivelmente, o político maranhense de melhor projeção nacional. Alguém duvida? Ele já descartou seu nome na disputa presidencial de 2026, mas pode mesmo é vir a ser candidato a governador do Maranhão, dependendo das circunstâncias políticas da sucessão estadual, e de tabela “ser um militante” (como tem dito) dedicado à reeleição do presidente Lula da Silva (PT) no estado. Pasmem! Nossas análises apontam para essa possibilidade. Senão, vejamos os fatos!!!

O perceptível e evidente distanciamento entre Flávio Dino (PSB) e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), não é mais segredo para ninguém e só não existe para os “cegos políticos” ou para as conveniências. No entanto, essa condição ainda não se tornou rompimento de fato. Mas o clima existe, e isso talvez tenha levado o chefe do executivo estadual a sugerir, meses atrás, que poderia ficar no cargo até o final de 2026, abrindo mão de disputar o Senado, para, supostamente, lançar um candidato próprio à sucessão estadual, aos moldes do que fez o ex-governador José Reinaldo Tavares, inclusive hoje seu auxiliar no governo.

Se o rompimento se oficializar (pode ser que não aconteça também), Brandão não sai do governo, Felipe Camarão não assume o Executivo por seis meses e não veria se efetivar o plano de ser ele o nome à sucessão. Lançando candidato próprio ao Palácio dos Leões, isso, fatalmente, obrigaria Flávio Dino, político maranhense de maior projeção nacional, a disputar o governo do Maranhão em 2026 e com total apoio, nada mais, nada menos, de Luiz Inácio Lula da Silva. Aí seria uma guerra de gigantes. E qual o desfecho disso? Imprevisível!!!

Brandão já deu sinais de que está formando um novo grupo político com o MDB, que tem hoje como filiado o seu irmão, o diretor institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Marcus Brandão, que deverá presidir o partido no estado a partir de outubro deste ano, e outras siglas que devem se aliar. Ele se aproximou da família Sarney e, por vezes, faz gestos tímidos ao atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que articula apoios ao seu projeto de reeleição, e será adversário número 01 dos dinistas em 2024.

A aproximação de Brandão com o ex-presidente José Sarney, aliado antigo de Lula,  faz-lhe transitar mais pelo governo Lula, já que a relação com Flávio Dino é hoje de distanciamento. Ao Maranhão, têm vindo ministros e, com eles, anúncios importantes para o Estado.

O tão discutido 2024, ano das eleições municipais, fatalmente, dará os sinais do que virá pela frente em 2026. Quem viver verá!

 

Post relacionado:

A aproximação de Brandão com o MDB e família Sarney tem foco em 2026…

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *