Chuvas aumentam nível de rios e provocam alagamentos em Pinheiro e Imperatriz

A Baixada Maranhense e outras regiões do Estado vêm sofrendo com problemas de alagamentos provocados pelas fortes chuvas que caem no Maranhão. O município de Pinheiro, a 333 km de São Luís, é um dos mais atingidos, além de Imperatriz,  na região tocantina.

O nível do Rio Pericumã subiu com as fortes chuvas e as comunidades ribeirinhas, situadas na zona rural da cidade, estão completamente isoladas. As águas estão  acima do que é considerado normal, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

O município de Pinheiro vem sendo castigado pelas chuvas desde a segunda-feira (13) e algumas áreas seguem isoladas. Isso porque as quatro entradas que dão acesso à cidade seguem embaixo d’água.

O alerta vermelho está acionado, não  só para Pinheiro, mas também para diversas regiões  do Maranhão. De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a previsão é de 300 milímetros de chuva para a “princesa da Baixada” com estimativas de  maior intensidade até o próximo dia 18 de março.

A comporta da cidade de Pinheiro, que é responsável pelo escoamento da água, está funcionando com apenas 50% de sua capacidade. As principais comunidades atingidas na zona rural da cidade de Pinheiro são Macapazinho, Ribeirão do Meio, Ribeirão Sítio, Povoado Angelim, Santo Antônio dos Carvalhos e Bom Viver, além da região da chapada.

Imperatriz também sofre com chuvas fortes 

Em Imperatriz, o nível do Rio Tocantins também subiu após o aumento das chuvas na cidade e, por conta disso, está sendo monitorado pela Defesa Civil, já que existem famílias que moram nas proximidades.

A cidade, que 626 km da capital, já tem enfrentado muitos problemas em decorrência da chegada das chuvas. Desde o início dessa semana, os fortes temporais vêm tomando conta do município.

Com informações do G1

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *