Intenção de compras para o Dia das Mães cai 7,6% em São Luís, aponta Fecomércio

A pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães 2023, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), mostrou que 61,5% dos ludovicenses pretendem ir às compras neste período. O índice sofreu um arrefecimento em relação ao ano passado, com desaceleração de -7,6% na predisposição de consumo. A acomodação da intenção de compra reflete a expansão do consumo experimentada em 2022 após a retomada plena da atividade econômica com o fim das restrições sanitárias, o que influenciou fortemente os resultados do ano passado.

Assim, este ano, o indicador retornou ao mesmo patamar do período pré-pandêmico, em 2019, quando registrou 61,1% de intenção de consumo.

Os resultados mostram a consolidação da retomada da confiança das famílias e o fim efetivo dos efeitos da crise sanitária sobre o consumo. Para a data deste ano, a maioria dos consumidores (67,3%) deverá concentrar a compra em apenas um item para presentear. Apesar disso, a pesquisa demonstra que o ludovicense deve gastar mais este ano com a compra, declarando média de consumo total de R$ 391, o que equivale a elevação de +51% na perspectiva de gasto em relação a 2022. O valor por presente deverá ficar em R$ 360.

 

Em relação aos locais de compra, a maioria dos consumidores deverá buscar os produtos nas lojas de shopping, indicado por 56,6% dos ludovicenses. Essa opção de consumo nos shopping centers ganha ainda mais destaque entre as mulheres (59%), adultos de 21 a 35 anos (61%), pessoas com ensino superior completo (60%) e renda superior a 10 salários-mínimos (87%).

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *