No feriado de Ano Novo, serviços essenciais são mantidos e trânsito terá alterações

O megaevento realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís terá uma série de apresentações na Avenida Litorânea e no Centro Histórico, respectivamente, no dia 31 e dia 1º

As festividades pela passagem de Ano Novo estão atraindo milhares de pessoas, entre moradores e turistas, para a programação do Réveillon de Todos. O megaevento realizado pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís terá uma série de apresentações na Avenida Litorânea e no Centro Histórico, respectivamente, no dia 31 e dia 1º. Para garantir a tranquilidade, segurança e atendimento adequado ao público, um esquema especial foi montado para mobilidade e segurança nos circuitos.

Por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), está sendo realizada a Operação Réveillon de Todos 2019, que inclui o aparato da segurança pública, e disponibiliza ainda serviços essenciais nos espaços em que ocorrem os eventos. Na parte do trânsito, a partir de intervenções da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), serão realizadas alterações para possibilitar mobilidade a quem for curtir as programações.

A Polícia Militar mantém a Operação Réveillon Feliz, que destaca mais de dois mil militares para o período festivo, destes, cerca de 600 se concentram na área da Avenida Litorânea, onde se realiza o Show da Virada. A cobertura será realizada diretamente pelo Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur), nas praias ao longo da Litorânea, além das praias do Araçagi, Panaquatira e do Meio. O policiamento reforçado contempla ainda a Praça Pedro II, durante o Show Boas Vindas.

Como ocorreu em anos anteriores, a polícia estará a pé, a cavalo, em motocicletas e viaturas cobrindo o circuito. Na orla marítima, toda a extensão terá guarnições mobilizadas para a segurança dos presentes. O Comando Tático Aéreo (CTA) estará disponível com rondas aéreas enquanto o patrulhamento terrestre seguirá a pé, em quadriciclos e nas viaturas.

Corpo de Bombeiros

O efetivo do Corpo de Bombeiros também estará a postos na segunda-feira (31) e na terça-feira (1º), a partir das 17h, durante a concentração do Show da Virada (Avenida Litorânea) e Show Boas Vindas (Praça Pedro II). As equipes terão apoio de ambulâncias e viaturas de combate a incêndio, resgate e salvamento e de apoio. Nas praias, a operação inicia às 8h e conta ainda com estrutura de quadriciclos e embarcações. Serão aproximadamente 200 militares envolvidos na operação.

Atendimento de urgência e emergência

A rede de saúde estadual de urgência e emergência do Estado funcionará normalmente durante o período do feriado.

Plantões delegacias

A Polícia Civil atuará com equipes no Plantão da Cajazeiras, que vai atender ocorrências da área central, incluindo Centro Histórico e Avenida Litorânea, além de apoio dos demais distritos plantonistas – Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Cohatrac e Maiobão. Serão reforçadas as equipes na noite da virada de ano, do dia 31 para o dia 1°, para melhor atender as possíveis ocorrências nas festividades. Podem ser feitos registros de ocorrências e autuações de flagrantes realizados pela polícia.

Para atendimento às ocorrências referentes a violência de gênero, estará em funcionamento o Plantão da Delegacia da Mulher, que fica na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jaracati. A Polícia Civil conta, ainda, com uma coordenadoria, para acionar qualquer um dos plantões e prestar reforço.

Modificações no trânsito

Na Avenida Litorânea será interditado o trecho entre o retorno próximo ao Bar Pioneiro até a ponte sobre o Rio Pimenta, no cruzamento da Rua das Graças e Rua Vale Rio Pimenta – Parque Atlântico. O acesso de veículos neste trecho e transversais estará suspenso a partir das 5h da segunda-feira (31) até as 5h da quarta-feira, 2 de janeiro de 2019.

Apenas poderão circular no trecho interditado veículos do evento, devidamente credenciados, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, da Limpeza Urbana, além de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias. O acesso será pela Avenida dos Holandeses. Agentes de trânsito em viaturas e motos vão fazer o disciplinamento do tráfego e orientar a população.

Na Praça Pedro II, onde será realizado o Show Boas Vindas, no dia 1° de janeiro, a partir das 7h será interditada da rampa de acesso ao Palácio do Leões e as ruas da Montanha Russa, do Egito e Nazaré e demais acessos à área. Será permitida apenas a passagem de pessoas a pé.

A Prefeitura manterá todas as linhas de ônibus operando com frota total, desde as 19h do dia 31 de dezembro. Além disso, no período de 31 a 1º, a frota de apoio nos terminais de integração será a mesma dos dias úteis.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.