PCdoB contesta contratação de aliado de Sarney para cuidar das urnas no Maranhão

Dono da empresa contratada para gerir as urnas eletrônicas nos 217 municípios maranhenses tem vínculos com marido de Roseana Sarney 

eleicoes-2014-urna

O PCdoB Maranhão entrou, nesta semana, com representação no Tribunal Regional Eleitoral contestando a contratação de um aliado da família Sarney para cuidar das urnas eletrônicas no Estado.

O dono da empresa contratada para gerir as urnas eletrônicas nos 217 municípios maranhenses tem vínculos com o marido da governadora Roseana Sarney (PMDB), Jorge Murad.

Além disso, há indícios de ligação com o próprio candidato da família Sarney, Edinho Lobão, como mostra reportagem da Folha de S.Paulo desta quarta-feira (10). http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/09/1513662-aliado-da-familia-sarney-vai-gerir-urna-eletronica-no-maranhao.shtml

A empresa contratada em 28 de agosto é a Atlântica Serviços Gerais, por R$ 2.999.499. A firma deverá colocar 616 empregados para fazer, entre outras coisas, transporte e armazenamento dos equipamentos, troca de máquinas com defeito, carregamento de softwares e transmissão dos resultados para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A Atlântica pertence ao empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes. Em 2002, quando Roseana era pré-candidata à Presidência pelo PFL (atual DEM), Cantanhede ficou conhecido quando a Polícia Federal, numa apuração sobre caixa dois, apreendeu R$ 1,3 milhão em dinheiro vivo na empresa Lunus, de Roseana e Murad.

Ligação com Edinho

Em 2012, tornou-se conhecida a proximidade com Edinho. Cantanhede era um dos tripulantes do iate que naufragou na baía de São Marcos, na costa de São Luís. Na ocasião, ele explicou que a lancha era dele e de Edinho. Em nota, Edinho disse que vendeu uma lancha para Cantanhede, mas que eles nunca foram sócios.

A Atlântica foi contratada apesar de ter apresentado apenas o sexto melhor preço da licitação e de ter apresentado um documento falso para comprovar seus índices de liquidez e solvência. O papel anexado como sendo da Atlântica Serviços Gerais é da Atlântica Segurança, uma outra empresa de Cantanhede, com outro CNPJ.

A Folha publicou que a Atlântica Segurança tem contratos com alguns órgãos do governo Roseana. O mais conhecido é o da terceirização da guarda do complexo penitenciário de Pedrinhas, no interior do Estado, palco de mais de 60 assassinatos de presos em 2013, muitos deles com tortura e decapitação.

O TRE afirmou ao jornal que a contratação poderá ser cancelada se a ligação Edinho-Cantanhede for comprovada.

Postagens relacionadas

18 thoughts on “PCdoB contesta contratação de aliado de Sarney para cuidar das urnas no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *