Prefeitura de São Luís deve abandonar “CazumBraides” este ano após críticas em 2022

Há um ano, São Luís se espantava com uma figura diferente e enorme na decoração junina da capital maranhense. Uma customização, adotada pelo prefeito Eduardo Braide, na período de São João, em 2022, deixou o nosso tradicional Cazumbá, digamos, um tanto descontextualizado  ou descaracterizado. Azuis (lembrando a cor dos Smorfs), orelhudos e com traços animalescos de macaco e do ET de Varginha, os bonecos gigantes, erguidos em vários pontos da cidade, foram criticados e batizados pelos ludovicenses de “CazumBraides”, numa referência ao chefe do Executivo.

Com programação junina deste ano já nos bairros e decoração “de vento em popa”, a Prefeitura de São Luís, até agora, não voltou a instalar ou adotar os “CazumBraides”, da cara azul. O blog tentou conseguir informações com uma fonte forte da Prefeitura, mas tudo que conseguiu foi: “Surpresa”. Ou seja, vem algo de novo por aí.

No ano passado, os “CazumBraides” começaram a aparecer na decoração de São Luís entre os dias 20 e 25 de maio. Na época, internautas o compararam até com o Megazord dos Power Rangers. No nosso folclore, o Cazumbá é uma figura mascarada com expressão animalesca, que assusta e, ao mesmo tempo, traz o riso.

Já estamos às portas do mês de junho e nada dos “orelhudos azuis”, o que pode sinalizar que eles devem ser abandonados este ano após as críticas que sofreram, sobretudo nas redes sociais, em 2022. O blog se solidariza com os “monstros customizados”  do prefeito Eduardo Braide! Apaixonei neles, mas…!!!

O nosso Cazumbá, personagem presente no enredo do bumba-meu-boi do Maranhão e comum na apresentação de grupos da região da Baixada, como o Boi de Santa Fé, durante as festividades de São João, não é um animal, nem homem e nem mulher, apesar de ter aspecto animalesco. Ele está entre a magia e o lúdico. É ainda um dos responsáveis pela morte do boi e, em alguns momentos, chega a exercer até o papel de Pai Francisco na brincadeira.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *