Dutra lidera em todos os cenários na corrida pela prefeitura de Paço do Lumiar

Marrapá

Espontânea-Paço-do-Lumiar

Cenário-1

Encomendada pelo Blog Marrapá, a pesquisa Data M é mais completa realizada até agora no município de Paço do Lumiar por incluir os nomes de todos os possíveis pré-candidatos no município. No total, são 11 pré-candidatos avaliados em diversos cenários.

Três dados chamam atenção no levantamento: A liderança do ex-deputado federal Domingos Dutra (PCdoB), que mantém uma leve distância para o segundo colocado, o ex-prefeito Gilberto Aroso (PRB); a falta de credibilidade do atual prefeito Josemar Sobreiro (PSDB), que pelos dados da consulta estaria fora do páreo e, por fim, o número de indecisos.

No primeiro cenário, espontâneo, quando não são apresentados os nomes de possíveis candidatos, é perguntado “em quem você votaria caso as eleições fossem hoje?”. Dutra lidera com 16,3%; Gilberto Aroso foi citado por 12%, Josemar Sobreiro marcou 3,1%; Caetano Aroso 1,4%; Inácio 1,1%; Raimundo Filho 0,9%; Inaldo Pereira 0,9%; Moraes 0,9%; o jornalista Kim Lopes 0,3%. Nenhum somou 4,6% e não sabem ou não responderam 58,6%.

Na estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Dutra continua sendo o mais lembrando por 33,1% dos eleitores; Gilberto Aroso marcou 28,6% das intenções de voto; o prefeito Josemar Sobreiro foi citado por 6,9%; Inácio 4,3%; Kim Lopes 4,3%; Caetano Aroso 3,7%; Inaldo Pereira 2,9%; Raimundo Filho 2,3%; Neto 1,4%; Moraes 1,1%. Branco e nulo 8,6% e 2,9% dos entrevistados disseram não saberem em quem votar.

Em outro cenário, foi substituído o nome do atual prefeito Josemar Sobreiro pelo do vice, o pedetista Marconi Lopes, o quadro não sofreu muitas alterações. Dutra foi citado por 34% dos entrevistados; Gilberto Aroso por 30,3%; Kim Lopes marcou 4,6%; Inácio 4,3%; Caetano Aroso 3,4%; Inaldo Pereira 3,4%; o vice-prefeito foi lembrando por 2,3% dos eleitores; Raimundo Filho 2,3%; Moraes 1,4%; Neto 1,4%. Brancos e nulos 9,4% e não sabem ou não responderam 3,1%.

A pesquisa também analisou uma disputa entre os três principais pré–candidatos. O resultado confirma a disputa acirrada entre o ex-deputado federal Domingos Dutra e o ex-prefeito Gilberto Aroso, além do esquecimento do atual prefeito. Dutra marcou 39,4% das intenções de voto; Aroso vem logo em seguida com 38,6% e o prefeito Josemar foi lembrando por 4% dos entrevistados. Brancos e nulos 16,3% e não sabem ou não responderam 1,7%.

A pesquisa Data M ouviu 350 eleitores entre os dias 3 a 5 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%. Foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o número 07047/2016.

5 ideias sobre “Dutra lidera em todos os cenários na corrida pela prefeitura de Paço do Lumiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *