“Meu principal propósito é tornar a Famem mais útil e atuante”, afirma Erlânio Xavier

A eleição da Famem acontece dia 30 de janeiro e Erlânio Xavier desponta como o favorito

O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), concedeu entrevista ao jornalista Henrique Bóis e falou sobre os principais pontos que envolvem a disputa pela presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), como o não cumprimento do acordo do atual presidente Cleomar Tema, prefeito de Tuntum, em não disputar a reeleição e suas principais propostas.

Erlânio foi um dos prefeitos que compôs a atual diretoria encabeça por Cleomar Tema, em 2016. Questionado se houve divergência sobre a condução de entidade, para o lançamento de seu nome na disputa de 2018, Erlânio afirmou que sua “candidatura já era algo previsto. Na última eleição, já havia uma pretensão de alguns prefeitos da chapa, inclusive minha, de se candidatar à presidência da federação. Mas, mediante acordo com o prefeito Cleomar Tema, nós abrimos mão da candidatura para que ele fosse candidato único, em contrapartida ele se comprometeu a não ser candidato à reeleição nesse próximo pleito de 2019-2020. O que não aconteceu”.

Questionado sobre quais as possíveis falhas na atual gestão da entidade, Erlânio disse sentir “falta de uma gestão mais atuante, participativa e defensora dos direitos dos associados. Também aponto como uma grande falha, a falta de transparência na prestação de contas da entidade. A corrupção, em qualquer que seja a esfera pública, traz consequências extremamente prejudiciais, pois afeta diretamente o desenvolvimento e o bem-estar da população”, afirmou.

O descontentamento da maioria dos prefeitos com a atual diretoria, além das boas propostas tem levado o nome de Erlânio ser o favorito na disputa, e sobre as propostas, o candidato afirmou que o “principal propósito é tornar a Famem mais útil e atuante. Entre as nossas propostas de mudança estão: a reativação da Escola de Gestão Pública da Famem, com a oferta regular e contínua de cursos aos gestores municipais e suas equipes; a inclusão no Portal da Transparência da prestação de contas da entidade; a realização de encontros regionais com palestras de profissionais nacionais sobre temas relacionados à gestão pública; a construção de uma sede própria e implantação de uma subsede na Região Tocantina. Outra de nossas propostas é a criação de uma representação no Distrito Federal para atendimento aos gestores municipais. Todas as Federações que representam os prefeitos no Brasil possuem essa representação, a fim de estreitar os relacionamentos com as esferas públicas nacionais. Assim será na FAMEM”, afirmou Erlânio.

“Acredito que a adesão massiva dos prefeitos à nossa chapa Humberto Coutinho se deve à insatisfação com a atual gestão e confiança depositada de que faremos um mandato voltado para os interesses municipalistas”, concluiu Erlânio.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *