Observatório do Turismo aponta crescimento em indicadores do setor

Em relação aos embarques e desembarques no aeroporto Marechal da Cunha Machado houve um crescimento médio de 12,13% no período que compreende os meses de abril, maio e junho de 2019 em comparação a 2018

Junho, mês da maior festa popular do Maranhão: o São João, foi também o mês com relevantes avanços para o turismo em São Luís, tanto no fluxo de passageiros como na ocupação hoteleira. Em relação aos embarques e desembarques no aeroporto Marechal da Cunha Machado houve um crescimento médio de 12,13% no período que compreende os meses de abril, maio e junho de 2019 em comparação a 2018.

A taxa de ocupação do mês de junho dos hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA) também apresentou 4 pontos percentuais a mais em relação a 2018 que foi de 56%. No feriado de corpus christi tivemos picos superiores a 70%.

O Observatório do Turismo do Maranhão também fez levantamento da taxa média de ocupação hoteleira de São Luís apontando para percentual de 60% durante as datas de 28 a 30 de junho de 2019, um aumento de 27% em comparação a 2018. A experiência do visitante durante o São João em São Luís também aumentou na categoria excelente em relação a 2018, que foi de 41,24% e em 2019 chegou em 50,58%, ou seja, aumento de 9,34 pontos percentuais.

Desde o final de 2016, o Observatório do Turismo do Maranhão, que reúne um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão e Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, vem realizando levantamentos de dados sobre o turismo no estado de forma ética, por compreender que essas informações são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias por parte do setor público e privado.

“Em decorrência deste posicionamento responsável, o observatório é respeitado por diversas entidades do turismo, assim como pela comunidade acadêmica e trade turístico local. Desde 2017 fazemos parte da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo” explicou o coordenador do observatório, Professor Doutor Saulo Ribeiro dos Santos do Departamento de Turismo & Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão.

Compõem a equipe do observatório ainda a vice coordenadora e turismóloga, Thais Mendes Pinheiro (SETUR-MA), juntamente com dois bolsistas, acadêmicos, Mariana Santos (UFMA) e Everaldo Coelho (UFMA), além das Pesquisadoras Mestre Brenda Leite (SETUR-SLZ) e Mestre Ângela Lucas Leite (UFMA).

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *