Por Geraldo Iensen

Nome de Bira do Pindaré foi retirado de pesquisa para alterar o atual cenário político
Nome de Bira do Pindaré foi retirado de pesquisa para alterar o atual cenário político

No sábado, o jornal O Estado do Maranhão carimbou uma pesquisa do Instituto Econométrica medindo a intenção de voto do eleitor da ilha. Nenhuma novidade na ponta. A deputada federal Eliziane Gama em primeiro e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior em segundo.

Nenhuma novidade em termos. No meio político se sabe bem da jornada do deputado Wellington do Curso. Que ele vem crescendo e etc e tal. Afinal a exposição dele vem sendo intensa. Além do que o deputado maranhense é a menina dos olhos do presidente da câmara federal (afastado) Eduardo Cunha. Wellington aparecer em terceiro, com uma significativa percentagem, merece atenção.

Nenhuma novidade em termos (2). Por que o nome do deputado Bira do Pindaré foi suprimido? Não importa a guerra interna do partido dele, o PSB. Hoje não existem candidatos, existem pré-candidatos e quem se auto intitular assim dever ser encarado como tal, principalmente por quem quer fazer uma análise com lisura.

A retirada do nome de Bira do Pindaré altera sensivelmente o quadro, por exemplo na pontuação do deputado Wellington do Curso, que herda eleitores que buscam fugir da polarização Eliziane X Edivaldo.

Bira é o nome que carrega maior teor de esquerda; é um político experiente e com formação intelectual. Foi muito bem votado quando candidato ao senado; foi secretário de estado de Flávio Dino; é um deputado atuante, com respaldo na classe política; está num grande partido; deixou muito claro que é pré-candidato a prefeito. Vinha pontuando bem nas pesquisas anteriores.

Por que, mesmo, o nome de Bira não está na pesquisa?

Números da pesquisa do Instituto Econométrica (Registro na Justiça Eleitoral protocolo MA­08340/2016; 997 eleitores ouvidos em 52 bairros da capital; margem de erro de 3,1%; intervalo de confiança de 95%).

Eliziane Gama 24,3%

Edivaldo Holanda Júnior 20%

Wellington do Curso 16,9%

Rose Sales 6,8%

Fábio Câmara (PMDB) 2,6%

João Bentivi (PHS), com 2,6%.

Outros 22,7%

Nulo/não souberam/responder 4,2%.

Postagens relacionadas

3 thoughts on “Cadê o deputado Bira do Pindaré?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *