Pedro Guimarães prometeu a criação de um grupo de trabalho para acompanhar os empréstimos feitos aos Estados nordestinos.

Em um café da manhã com parlamentares do Nordeste nesta quinta-feira (8), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, prometeu a criação de um grupo de trabalho para acompanhar os empréstimos feitos aos Estados nordestinos.

A força-tarefa apresentará nos próximos dias um conjunto de medidas e ações para ampliar as operações de crédito no Nordeste. Além disso, Guimarães também prometeu a ampliação do setor responsável pela análise de projetos para a Região, e uma redução nas taxas cobradas na administração da liberação de emendas pela Caixa.

As promessas de Guimarães ocorrem após levantamento do Estadão mostrar que o banco havia liberado aos Estados do Nordeste, até julho deste ano, apenas 2,2% do total de crédito concedido ao País. A Região Sul, em contrapartida, ficou com 46% do valor total.

O coordenador da bancada do Nordeste na Câmara, deputado Júlio César (PSD-PI), afirmou que após a publicação, a porcentagem de empréstimos à região chegou a 8%. O presidente da Caixa, segundo o parlamentar, comprometeu-se a focar na região. Com relação às taxas cobradas pelo banco pela liberação de emendas parlamentares, houve menção a uma redução nos valores cobrados, porém a alíquota exata não foi definida. Hoje, a Caixa cobra de 4% a 12% para a liberação, dependendo do valor da emenda.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *