Debates podem ser decisivos em reta final da campanha eleitoral

Os debates promovido pelos veículos de comunicação têm sido uma ferramenta de esclarecimento para o eleitor e mostram sua importância na reta final de campanha. Faltando 20 dias para o primeiro turno das eleições, candidatos que estiverem em desvantagem nas pesquisas de intenção de votos e que não forem conhecidos pelos eleitores serão os mais prejudicados se faltarem a esses confrontos.

No dia 22, às 22h, o debate para governador será na TV Guará. Dia 23, a TV Difusora realiza debate às 19h20. E dia 27, a partir das 22h, haverá o embate na TV Mirante com mediação do jornalista Paulo Renato Soares, da TV Globo do Rio de Janeiro. Band e Guará não informaram sobre agendas.

Por meio dos debates, o eleitor terá mais oportunidades de acompanhar o enfrentamento dos concorrentes a governador e senador. Já houve debates entre candidatos a governador em televisão e internet, e outros estão na agenda.

Os primeiros debates realizados ficaram entre a já esperada troca de farpas e acusações e pouca apresentação de propostas. Candidatos que faltaram a estes momentos também foram bastante criticados.

Certamente, os debates são um dos principais instrumentos do processo eleitoral, em que os eleitores podem analisar as propostas de governo e perceber as fragilidades e potenciais dos candidatos. Essa forma de evento difere da propaganda eleitoral gratuita, onde os concorrentes aos cargos mostram ao eleitor uma publicidade produzida pelas suas equipes de marketing.

Paralelamente, o eleitor tem demonstrado mais interesse em acompanhar os debates, considerando o retorno que é dado nas redes sociais, antes, durante e após os programas.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *