Iracema Vale caminha para reeleição tranquila na Assembleia em junho; Demais nomes da Mesa ainda serão discutidos

A atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale (PSB), caminha com tranquilidade para ser reeleita ao biênio 2025/2026, uma vez aprovado, nos próximos dias, um Projeto de Resolução que antecipa a eleição  para o  mês de junho. Pelo PR, protocolado pelo deputado estadual Antonio Pereira (PSB), o pleito deve acontecer a partir do dia 20 do mês que vem. Até agora, não há concorrência. Não há menção sobre outro candidato, deixando-a, portanto, para a unanimidade.

Com a antecipação da eleição do segundo biênio, Iracema Vale cravará quatro anos ininterruptos à frente da Presidência da Assembleia. Estará presidente em um ano crucial de sucessão estadual, quando haverá eleições para governador, deputados, senadores e presidente da República, com um forte poder político que lhe dará credenciais para, se quiser, avançar em planos mais ousados.

Quanto ao complemento da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, isso ainda está por definir em rodadas de negociações. Mas, pelo que se observa nos bastidores, essa composição será, o mais possível, brandonista. Na formação atual, o primeiro vice-presidente Rodrigo Lago é do PCdoB, um dos braços do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

O  Projeto de Resolução  altera o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e autoriza a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura. A redação, que ainda vai a plenário, ficou assim:

“A partir do dia 20 de junho do primeiro ano da Legislatura, realizar-se-á Sessão Preparatória para eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, que tomará posse no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data e horário a serem definidos por Ato da Presidência, com antecedência de 48 horas da realização do pleito, obedecidos os dispostos no art. 8º e seus incisos do Regimento Interno”, diz o texto que conta com as assinaturas de, pelo menos, 33 parlamentares.

Em 2019, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), atualmente licenciado para a Secretaria de Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras),  também antecipou a eleição do  mandato seguinte. No mesmo ano, poucos meses após sua eleição, ele foi reconduzido para o segundo biênio em pleito ocorrido, no início do mês de maio daquele ano, garantido por Projeto de Resolução, coincidentemente, de autoria de Antonio Pereira.

As novidades dos próximos dias ficam, portanto, por conta da formação do restante da Mesa Diretora do segundo biênio. A presidente já está definida.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *