ISSO É JORNALISMO? Imirante exclui nome de deputado da Oposição em matéria sobre lei sancionada

Não costumo criticar a Imprensa no meu blog, por uma questão de respeito aos meus colegas de profissão, mas têm coisas que me deixam estarrecida pela maneira com que alguns querem fazer Jornalismo no Maranhão. Coisas inadmissíveis, que vêm acontecendo, nitidamente, por querelas políticas no Sistema Mirante de Comunicação, de propriedade da família Sarney, que comanda a política do Estado há décadas.

Só para citar um caso mais recente aqui, o portal Imirante, na edição do dia 06, simplesmente,  excluiu o nome do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, autor da Lei, sancionada pelo Poder Executivo, que proíbe cobrança de taxa de reserva ou qualquer valor adicional, na rede de ensino, para matrícula, renovação ou mensalidade de estudantes com síndrome de Down, autismo, transtorno invasivo do desenvolvimento, etc.

A impressão que se tem é de que o nome do deputado foi excluído por ele ser um parlamentar de Oposição, que faz críticas contundentes ao governo do Maranhão e traz, constantemente, para a tribuna, denúncias graves contra o grupo Sarney.

No Bom Dia Mirante desta sexta-feira (08), no quadro “Você Quer Saber”, a Lei foi citada por um dos apresentadores em uma entrevista, também sem referência de autoria, mas como foi rápido, é aceitável. Um detalhe importante é que a redação da matéria chama as crianças com síndrome de Down de “portadores”, termo que que já foi até abolido pelas entidades ligadas à pessoa com deficiência.

A Assessoria de Imprensa do deputado distribuiu matéria sobre a Lei para veículos de comunicação do Maranhão e de outros estados. O assunto teve ampla repercussão no Estado e até nacional, com destaque em um dos sites mais lidos do país: O Brasil 247, onde o autor da Lei foi devidamente citado, como manda o bom Jornalismo, o que não aconteceu no Sistema Mirante, de propriedade da família Sarney.

A Assessoria de Imprensa do parlamentar lamenta o ocorrido e chama a atenção da direção da rede Globo, já que a Mirante é uma de suas filiais, para esse tipo de prática que deve ser combatida e banida do Jornalismo brasileiro.

MATÉRIA POSTADA NO IMIRANTE, NO DIA 06 DE AGOSTO DE 2014, ONDE O NOME DO DEPUTADO DE OPOSIÇÃO, AUTOR DA LEI, FOI EXCLUÍDO, CERTAMENTE, POR QUESTÕES POLÍTICAS.

Lei proíbe cobrança de taxa a estudantes com síndrome de Down - Imirante-1

Postagens relacionadas

15 thoughts on “ISSO É JORNALISMO? Imirante exclui nome de deputado da Oposição em matéria sobre lei sancionada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *