Pela 3ª vez, Bolsonaro escolhe reitor menos votado e deixa em dúvida futuro de Natalino Salgado

O complicador da escolha pode ser a ligação de Natalino com a esquerda. O irmão de Natalino, Henrique Salgado, é filiado ao PCdoB

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) nomeou o terceiro nome da lista tríplice, o professor Janir Alves Soares, como novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). É a terceira nomeação de reitor feita pelo presidente que não acata a decisão da maioria da comunidade universitária, informa o Estadão.

Apesar da escolha do reitor ser prerrogativa do presidente, a nomeação de candidato menos votado rompe uma tradição que se mantinha desde 2003 na universidade de Minas Gerais.

Bolsonaro já havia nomeado o segundo e terceiro colocados, respectivamente, para as federais do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A atitude de Bolsonaro deixa em dúvida a nomeação de Natalino Salgado como reitor da UFMA. O professor de Medicina recebeu 49% dos votos e foi reeleito ao seu terceiro mandato como reitor, para o período de 2019 até 2023. A nomeação oficial deve acontecer somente no mês de novembro. O complicador da escolha pode ser a ligação de Natalino com a esquerda. O irmão de Natalino, Henrique Salgado, é filiado ao PCdoB.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *