PF deflagra operação para investigar supostos desvios de verbas federais da covid-19 em São Luís

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (08) – nas cidades de Codó, Maranhão; Brasília, Distrito Federal e Boa Vista, Roraima, a Operação Alinhavado com a finalidade de desarticular grupo, suspeito de promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais na Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

Inicialmente, foi constatada uma suposta “montagem” em, ao menos, quatro processos licitatórios instaurados, em 2020, pela Secretaria de Saúde de São Luís para a contratação de insumos destinados ao combate à Covid-19.

Restou constatado que o grupo suspeito teria utilizado diversos mecanismos de fraudes para, supostamente, maquiar as irregularidades dos certames licitatórios, que teriam sido deflagrados com o ajuste prévio das empresas vencedoras.

Além da frustração do caráter competitivo dos procedimentos licitatórios, de acordo com análises da Controladoria Geral da União – CGU, supostos superfaturamentos contratuais e simulação de vendas teriam gerado prejuízo
milionário aos cofres públicos.

Na operação, 30 policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de constrição patrimonial expedidos pela 1ª Vara Federal de São Luís, que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.

Com o cumprimento da Constrição Patrimonial, a operação almeja apreensão e o sequestro de bens, num valor total de até 3,2 milhões de reais, quantia, supostamente, ilícita.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, simulação de compra e venda, peculato e associação criminosa.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *