Roberto Rocha cobra apoio do Ministério da Cultura para São Luís

O senador cobrou do Ministério da Cultura mais apoio para as cidades históricas
O senador cobrou do Ministério da Cultura mais apoio para as cidades históricas

O senador Roberto Rocha (PSB-MA) cobrou do Ministério da Cultura mais apoio para as cidades históricas, como São Luís. Na audiência pública com o ministro Juca Ferreira, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, ele perguntou sobre a aplicação dos recursos do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) das Cidades Históricas e falou da emenda que apresentou ao Orçamento da União de 2015 para a construção de um shopping popular na Praia Grande.

 Roberto Rocha explicou que muitos casarões coloniais do Centro Histórico de São Luís estão sendo usados como depósito noturno para o material dos vendedores ambulantes. “Não consigo enxergar outra solução, se não construir um shopping popular com as condições adequadas, a exemplo do que fez Teresina”, afirmou o senador que  também quis saber o quanto está sendo investido em obras de preservação em São Luís.

O ministro Juca Ferreira reconheceu a importância de atuar junto com municípios e estados que têm parques históricos no Brasil e defendeu um projeto que não apenas preserve o patrimônio, mas devolva o uso contemporâneo aos imóveis, garantindo sustentabilidade econômica para toda a área de entorno. Ele também afirmou que entre os maiores destinos turísticos no Brasil estão os sítios históricos, portanto no que se refere ao processo de preservação, “é preciso ser visto como investimento, não como despesa”.

Juca Ferreira anunciou um investimento de R$ 30 milhões para a recuperação da rua Grande e comprometeu-se em enviar ao senador Roberto Rocha dados mais detalhados sobre a quantidade e os valores de obras do Ministério da Cultura em São Luís, previstas ou em andamento.

Postagens relacionadas

10 thoughts on “Roberto Rocha cobra apoio do Ministério da Cultura para São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *