Debate entre Dilma e Aécio é comparado a ‘UFC’ nas redes sociais

BBC

Dilma e Aecio  se enfrentaram em debate da Band
Dilma e Aecio se enfrentaram em debate da Band

debate debate2

No primeiro debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) do segundo turno das eleições, os dois presidenciáveis foram ao ataque. Se nas primeiras propagandas políticas – que recomeçaram na semana passada -, ambos evitaram críticas diretas, no encontro da TV Bandeirantes desta terça-feira os dois resolveram partir para cima.

“A impressão que tenho é que a senhora não governou o Brasil nos últimos quatro anos”, Aécio atacou. “O senhor só se compromete a manter meus programas” – Dilma rebateu.

Os ataques da televisão fizeram com que o debate virasse UFC nas redes sociais. Pelo Twitter, as pessoas começaram a comparar o embate da TV com a disputa de lutadores das artes marciais mistas no Ultimate Fight Championship.

As palavras “debate” e UFC” relacionadas apareceram mais de 500 vezes no Twitter na noite em que Dilma e Aécio se enfrentaram na televisão.

O formato do debate – com quatro blocos de perguntas e respostas entre os candidatos – favoreceu o clima tenso do encontro.

Foi a primeira vez que os dois trocaram ataques frontais, com a petista citando corrupção e nepotismo para atingir o candidato tucano, que, por sua vez, fazia questão de trazer para o PSDB os méritos da criação de programas sociais, como o Bolsa Família.

“Eu esperava ver um debate de programas, projetos e próximas ações. Acabei assistindo um UFC”, disse o jornalista Rodrigo Martins no Twitter.

Mas pelo público das redes sociais, a disputa foi acirrada a tal ponto que ficou difícil identificar o vencedor. Dilma e Aécio tiveram seus nomes entre os termos mais citados do Trending Topics mundial do Twitter durante o debate – a petista foi mencionada 103 mil vezes na última hora do embate da Band, enquanto o tucano teve seu nome citado 102 mil vezes.

Oposição x Situação

Mais de uma vez durante o debate, Aécio Neves e Dilma Rousseff disseram “estranhar” a orientação do oponente a respeito da mudança ou continuidade dos programas de governo do PT. “Parece que temos dois candidatos de oposição”, disse Aécio a Dilma, criticando o que insinou ser uma atenção tardia à necessidade de melhorias na saúde.

“Quem vê seu programa acha que o senhor é o candidato de situação”, respondeu a presidente, afirmando que Aécio fala constantemente sobre manter projetos do governo petista.

Nas redes sociais, a troca de farpas e de “posições” dos candidatos virou motivo de piadas. Alguns comentários se diziam “confusos” com o debate “esquizofrênico”.
A palavra “leviana” teve mais de mil menções no Twitter durante o período do debate, depois que Aécio Neves a utilizou contra Dilma. Os comentários mencionaram até a candidata à Presidência pelo PSOL no primeiro turno, Luciana Genro, que também foi chamada de leviana por Aécio em um dos debates.

Neste caso, Aécio usou a palavra contra Dilma após uma pergunta sobre a polêmica do aeroporto construído em terras de seu tio em Claudio (MG). Dilma respondeu acusando Aécio de nepotismo e afirmou que “o senhor pode olhar em todo o governo federal e não verá um parente meu”.

Polêmicas

A troca de farpas entre os candidatos a respeito das denúncias de corrupção envolvendo seus partidos também repercutiu entre os que acompanhavam o debate pelas redes sociais.

A discussão cresceu no Twitter quando Dilma respondeu a uma pergunta de Aécio a respeito das acusações de corrupção na Petrobras citando uma série de escândalos envolvendo tucanos e afirmou que todos os culpados estavam soltos.

Um dos temas que esquentou o debate entre os candidatos foi o Bolsa Família. Dilma, como já vinha fazendo nos encontros prévios com Aécio Neves, insinuou que o tucano não continuaria com o programa.

Postagens relacionadas

7 thoughts on “Debate entre Dilma e Aécio é comparado a ‘UFC’ nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *