Lira tem caminho livre para reeleição na Câmara; Pacheco vê disputa acirrada no Senado

O Congresso Nacional retomará os trabalhos na próxima semana e no dia 1º de fevereiro serão eleitos os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Atuais presidentes, o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) vão tentar se reeleger.

As articulações envolvendo apoio de partidos a candidatos a presidente da Câmara e do Senado já vão se costurando.

Na Câmara, deputados dão como certa a reeleição de Lira – o outro candidato é o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). Um dos principais articuladores do grupo informal de partidos conhecido como Centrão, Arthur Lira tem feito uma série de reuniões em busca de apoio para se reeleger.

Senado

Assim como Lira, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, buscará se reeleger e tem o apoio do PT. Na última quinta (26), e se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, diferentemente do cenário da Câmara, a avaliação de parlamentares é que a eleição no Senado será mais disputada.

Isso porque, enquanto Pacheco deverá contar majoritariamente com os votos de senadores da base de apoio do governo Lula e de partidos de centro, Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, deverá contar com os votos da oposição e pode receber votos de parlamentares que, em tese, votariam em Pacheco.

Neste sábado (28), o PL, o PP e o Republicanos, que formavam o núcleo de sustentação do governo Bolsonaro no Congresso, anunciaram apoio à candidatura de Marinho

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *